in

Daminhas e pajens: 17 sugestões graciosas para o cortejo

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

O que as daminhas e pajens podem levar?

Uma ideia que vem sendo adotada por vários casais são as plaquinhas para daminhas e pajens. Os noivos escolhem as crianças que vão levar as plaquinhas de casamento com frases curtas de amor ou que podem simplesmente ser um anúncio de “lá vem a noiva”.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Uma ou mais crianças podem jogar pétalas no caminho antes da noiva entrar. As pétalas são escolhidas de acordo com o estilo da festa. Para as mais tradicionais, as pétalas de rosas vermelhas ou brancas são perfeitas.

A entrada de pajens e daminhas pode ser carregando buquês feitos com doces, como marshmallows, pirulitos e jujubas. Balões com gás hélio também ficam lindos e trazem um efeito muito bonito nas fotos.

As daminhas também podem levar mini buquês de flores, ursinhos de pelúcia ou doces enquanto caminham até o altar. É bem charmoso!

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Quando ensaiar?

É importante ensaiar algumas vezes com as daminhas e pajens exatamente como será a entrada e a função de cada um. E não se esqueça que, muitas vezes, apesar dos ensaios, algumas coisas saem fora do planejado, mas os improvisos espontâneos das crianças dão mais graça à entrada de daminhas e pajens!

O ideal é que o cerimonial faça um ensaio cerca de 45 minutos antes de começar o casamento. Ele deve orientar e treinar as crianças sobre o que fazer, os pais podem estar presentes no ensaio e auxiliar o cerimonial nas explicações.

É bastante comum também o cerimonial posicionar a mãe ou o pai das crianças na frente do altar, em um campo de visão facilitado, assim as crianças avistam os pais e seguem mais seguras em direção a eles.

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

Que roupa usar?

Normalmente, as roupas pajens e daminhas são definidas pelos noivos. É de bom tom que os noivos também arquem com os custos da vestimenta das crianças, mas isso também pode ser acordado diretamente com as mães.

Hoje mais do que nunca, a roupa da daminha e do pajem é um reflexo do estilo e da proposta do casamento. Valem vestidos coloridos, estampados, fluídos. Vale bermudinha, gravata borboleta, suspensório. No caso das meninas, se a noiva faz questão de um penteado ou acessório específico, é muito importante deixar isso bem claro para a mãe.

Aqui estão algumas sugestões de roupas de acordo com o estilo do casamento:

Daminhas e pajens x sugestões graciosas para o cortejo

  • O casamento no campo geralmente é mais leve e descontraído. As meninas podem usar coroas de flores, vestidos soltinhos e sandália. Os vestidos estampados também ficam alegres e muito bonitos. Os meninos ficam um verdadeiro charme com suspensórios, coletes e gravatas divertidas (borboletas ou não).
  • O casamento na praia é despojado e muito iluminado, por isso pode apostar em roupas com tons mais claros como bege, cinza claro, off-white. Os meninos podem usar calças com barras dobradas e se a cerimônia for pé na areia, a garotada pode ficar descalça.
  • No casamento Boho, as meninas ficam lindas com arranjos florais no cabelo, vestidos bem soltinhos com crochê, rendinhas simples e cabelo solto bem leve e com cara de natural. Gravatas florais para os meninos também ficam lindas se combinadas com o combo: bermuda,   camisa clara e suspensório.
  • No casamento vintage, daminhas e pajens ficam ótimos com boinas, chapéus e headbands.
  • O casamento clássico é mais sofisticado e os vestidos pedem tecidos mais finos, aplicações de brilho e cortes mais tradicionais. Além de coques mais elaborados, meias finas e sapatinhos boneca. Os meninos ficam lindos de mini paletó, sapato social e gravatinha.
  • Rústico ou country? Botinhas ficam lindas e casam muito com o ambiente. Os pajens podem usar chapéu de caubói no maior estilo “farm wedding”, e o jeans pode ser uma opção de tecido mais democrático.
  • E, que tal vestir a daminha com uma mini versão do vestido de noiva? As fotos ficarão lindas!

Gostou das dicas e das fotos que selecionamos? Comente aqui embaixo deste post.

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *