in ,

Mini Guia Decoração de Casamento: descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Uma das escolhas mais importantes que os noivos precisam fazer assim que decidem que vão se casar é definir o estilo do casamento. Essa decisão afeta, praticamente, todos os outros elementos, como o vestido da noiva, a decoração de casamento, convites e até buffet.

No entanto, o item da organização que mais irá refletir a opção de estilo do casal será a decoração. Por isso, é fundamental escolher um estilo que combine com o casal, para que tudo possa ficar o mais próximo possível do seu sonho. Conheça os estilos mais usados em casamentos e veja qual combina mais com vocês!

Como definir o estilo do casamento

A decoração de casamento reflete muito a personalidade do casal, portanto essa é a hora de os noivos pensarem juntos. Mas como escolher decoração de casamento?

O primeiro passo para acertar na escolha da decoração para casamento é saber o quanto se pode gastar. Para chegar a um valor razoável é preciso levar em conta que esse é um dos itens mais caros e avaliar o orçamento total disponível. Não deixe de buscar opções adequadas para o seu bolso.

Orçamento definido, então chegou a hora de definir o estilo do casamento para poder escolher a decoração do casamento de vocês.

Vocês devem pensar primeiramente qual estilo é mais a cara de vocês. Vocês são um casal mais clássico? Talvez vintage? Ou gostam de uma decoração mais moderna?

Para deixar essa missão mais fácil, conheça alguns estilos. Conhecendo um pouco sobre cada um, vocês vão saber exatamente qual se encaixa melhor no perfil do casal.

Decoração de casamento – Clássico ou tradicional

Se você sempre sonhou com um casamento que segue à regra o protocolo, cumprindo todas as tradições, esse é provavelmente o teu estilo de casamento. É possível realizar um casamento tradicional em qualquer lugar. Tudo é uma questão de conhecer o espaço em que a cerimônia e a festa serão realizadas e aproveitar da melhor forma para garantir a elegância clássica.

A iluminação é um dos fatores mais importantes para a festa. Por isso, procure alugar espaços que contenham grandes lustres luxuosos. Inclusive, a tendência agora é colocar paredes e o teto cheios de luzes. O teto, dessa forma, fica parecendo um céu estrelado, e dá um toque especial nas fotografias.

Elementos elegantes e tons pasteis

Na decoração clássica a ideia é compor o casamento com elementos identificados tradicionalmente com o evento, de forma elegante e discreta. A base é o branco, que recebe detalhes em cores suaves como o bege ou salmão. Os tons pasteis também são bem-vindos.

O branco com dourado, ou tons de rosa bem clarinho também estão presentes nas decorações clássicas.

A decoração é o grande charme do casamento clássico. Lustres, tapetes, espelhos, velas, castiçais e mobiliário clássico garantem o conforto e requinte para o ambiente.

Nas mesas, o brilho do cristal, prataria e porcelanas dividem espaço com arranjos discretos, feitos de rosas e velas. Tudo muito chique e sofisticado. Ideal para a noiva mais conservadora.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Puro romantismo

As noivas que optam por esse estilo de casamento, geralmente, são aquelas que sonham desde pequena em entrar na igreja de véu e grinalda, ditar os votos mais românticos de sua vida, e ainda dançar a valsa após o jantar. Ou seja: são noivas que transpiram romantismo!

Para o seu casamento clássico ser perfeito, tudo precisa estar no mesmo estilo que o restante da festa: buffet de casamento, o bolo, doces, o vestido da noiva e até mesmo as daminhas e pajens. Tudo tem que estar dentro do contexto clássico, sem ousar em nada.

A decoração para casamento da igreja, caso você case em lugares separados, pode seguir o mesmo estilo tradicional, com poucos elementos de decoração.

A passadeira não precisa mais ser a típica vermelha, agora também pode ser verde, que fica um visual clean, e maravilhoso para esse tipo de casamento.

Mistura de estilos

Você também pode misturar o clássico com elementos de estilos diferentes, como o moderno, por exemplo, com a mobília espelhada e elementos inusitados. Ou apostar em um clássico vintage, que fica lindo e deixa tudo mais romântico na sua decoração.

No casamento clássico as flores mais comuns são as rosas, mas os cravos, orquídeas, lírios, astromélias e gipsófilas também marcam presença. Os arranjos de flores são volumosos, em cores discretas e tons mais neutros, são bem arrumados e simétricos. Toda a ousadia fica por conta do tamanho e da altura que alguns arranjos podem alcançar.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Decoração de casamento – Rústico

A decoração de casamento rústico é um dos estilos que estão mais em alta no mercado por valorizar o toque pessoal e intimista dos noivos. É o estilo ideal para você que planeja realizar seu casamento em chácara, sítio ou fazenda e combinar cores e elementos da natureza.

Para criar uma decoração de casamento rústico com um clima leve e descontraído é preciso acertar na escolha de todos os materiais para obter os melhores resultados.

A decoração de casamento rústico é marcada por materiais mais simples como madeira de demolição, paletes de madeiras, xaxim com flores, entre outros.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Cores mais fortes, como o verde, amarelo e laranja, podem contrastar com os tons de bege, marrom, ocre e terra, produzindo espaços aconchegantes e alegres.

O momento mais esperado de um casamento é a realização da cerimônia, mas para isso é fundamental que o altar acompanhe a decoração de casamento rústico.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Na decoração casamento rustico alguns objetos podem ajudar a transformar materiais simples em um altar elegante, bonito e romântico.

O tule é um dos tecidos mais usados na decoração dos casamentos rústico e pode ser colocado em uma estrutura de madeira nas laterais ou na cobertura. Esse tecido também é utilizado como faixa para ligar as cadeiras dos convidados.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Casamento rústico chique

O casamento rústico chique traz aos noivos a oportunidade de criar cerimônias menos engessadas e mais intimistas. O conceito rústico chique está diretamente ligado à decoração e ao mobiliário que serão escolhidos.

E pode ser a mistura perfeita do rústico da madeira e da juta com a sofisticação e o requinte dos talhares de prata e dos lustres de cristal.

Na maioria das vezes, esse tipo de cerimônia acontece em uma fazenda. Isso porque são locais mais pomposos, em estilo colonial, características que têm muito a ver com o casamento rústico chique.

Mas a cidade também comporta esse tipo de evento, desde que se encontre espaços com paredes de tijolinhos, área verde e ambiente arborizado, por exemplo.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mobiliário característico

Um item importante para a composição da decoração rústica chique é a escolha dos móveis. Dentro desse contexto, tudo o que vem e ressalta a natureza é harmônico e adequado. A madeira é predominante nesse tipo de cerimônia. Principalmente os móveis com aspecto de inacabados e envelhecidos, assim como os caixotes, barris e até mesmo troncos fatiados.

Em uma decoração de casamento rústico e no campo evite usar mesas, cadeiras e outras peças de mobília de plástico, com efeito espelhado ou em vidro. Vale apostar em sofás em couro e camurça, além de itens de ferro, com uma pegada mais industrial.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Flores são fundamentais

As flores têm grande ligação com o enlace de qualquer casal. E na decoração de casamento ao ar livre não seria diferente. A escolha das variedades e cores que serão usadas deve ser uma decisão pessoal dos noivos. Mas vale apostar em flores em caixotes, potes e em forma de arranjos para trazer ainda mais vivacidade à cerimônia.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Casar de dia

Um dos grandes trunfos de casar a céu aberto é a integração com a natureza. Com um clima naturalmente intimista e elegante, um casamento ao ar livre romântico e despojado tende a arrancar suspiros.

O casamento diurno ainda pede o uso de cores mais alegres ou em tons pastéis, que trarão leveza e sofisticação à decoração.

Casar de noite

Muitas noivas preferem se casar entre o final da tarde e o início da noite em busca de um casamento rústico romântico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *