in ,

Mini Guia Decoração de Casamento: descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Uma das escolhas mais importantes que os noivos precisam fazer assim que decidem que vão se casar é definir o estilo do casamento. Essa decisão afeta, praticamente, todos os outros elementos, como o vestido da noiva, a decoração de casamento, convites e até buffet.

Publicidade

No entanto, o item da organização que mais irá refletir a opção de estilo do casal será a decoração. Por isso, é fundamental escolher um estilo que combine com o casal, para que tudo possa ficar o mais próximo possível do seu sonho. Conheça os estilos mais usados em casamentos e veja qual combina mais com vocês!

Como definir o estilo do casamento

A decoração de casamento reflete muito a personalidade do casal, portanto essa é a hora de os noivos pensarem juntos. Mas como escolher decoração de casamento?

O primeiro passo para acertar na escolha da decoração para casamento é saber o quanto se pode gastar. Para chegar a um valor razoável é preciso levar em conta que esse é um dos itens mais caros e avaliar o orçamento total disponível. Não deixe de buscar opções adequadas para o seu bolso.

Publicidade

Orçamento definido, então chegou a hora de definir o estilo do casamento para poder escolher a decoração do casamento de vocês.

Vocês devem pensar primeiramente qual estilo é mais a cara de vocês. Vocês são um casal mais clássico? Talvez vintage? Ou gostam de uma decoração mais moderna?

Para deixar essa missão mais fácil, conheça alguns estilos. Conhecendo um pouco sobre cada um, vocês vão saber exatamente qual se encaixa melhor no perfil do casal.

Decoração de casamento – Clássico ou tradicional

Se você sempre sonhou com um casamento que segue à regra o protocolo, cumprindo todas as tradições, esse é provavelmente o teu estilo de casamento. É possível realizar um casamento tradicional em qualquer lugar. Tudo é uma questão de conhecer o espaço em que a cerimônia e a festa serão realizadas e aproveitar da melhor forma para garantir a elegância clássica.

Publicidade

A iluminação é um dos fatores mais importantes para a festa. Por isso, procure alugar espaços que contenham grandes lustres luxuosos. Inclusive, a tendência agora é colocar paredes e o teto cheios de luzes. O teto, dessa forma, fica parecendo um céu estrelado, e dá um toque especial nas fotografias.

Elementos elegantes e tons pasteis

Na decoração clássica a ideia é compor o casamento com elementos identificados tradicionalmente com o evento, de forma elegante e discreta. A base é o branco, que recebe detalhes em cores suaves como o bege ou salmão. Os tons pasteis também são bem-vindos.

O branco com dourado, ou tons de rosa bem clarinho também estão presentes nas decorações clássicas.

A decoração é o grande charme do casamento clássico. Lustres, tapetes, espelhos, velas, castiçais e mobiliário clássico garantem o conforto e requinte para o ambiente.

Publicidade

Nas mesas, o brilho do cristal, prataria e porcelanas dividem espaço com arranjos discretos, feitos de rosas e velas. Tudo muito chique e sofisticado. Ideal para a noiva mais conservadora.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Puro romantismo

As noivas que optam por esse estilo de casamento, geralmente, são aquelas que sonham desde pequena em entrar na igreja de véu e grinalda, ditar os votos mais românticos de sua vida, e ainda dançar a valsa após o jantar. Ou seja: são noivas que transpiram romantismo!

Para o seu casamento clássico ser perfeito, tudo precisa estar no mesmo estilo que o restante da festa: buffet de casamento, o bolo, doces, o vestido da noiva e até mesmo as daminhas e pajens. Tudo tem que estar dentro do contexto clássico, sem ousar em nada.

Publicidade

A decoração para casamento da igreja, caso você case em lugares separados, pode seguir o mesmo estilo tradicional, com poucos elementos de decoração.

A passadeira não precisa mais ser a típica vermelha, agora também pode ser verde, que fica um visual clean, e maravilhoso para esse tipo de casamento.

Mistura de estilos

Você também pode misturar o clássico com elementos de estilos diferentes, como o moderno, por exemplo, com a mobília espelhada e elementos inusitados. Ou apostar em um clássico vintage, que fica lindo e deixa tudo mais romântico na sua decoração.

No casamento clássico as flores mais comuns são as rosas, mas os cravos, orquídeas, lírios, astromélias e gipsófilas também marcam presença. Os arranjos de flores são volumosos, em cores discretas e tons mais neutros, são bem arrumados e simétricos. Toda a ousadia fica por conta do tamanho e da altura que alguns arranjos podem alcançar.

Publicidade

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Decoração de casamento – Rústico

A decoração de casamento rústico é um dos estilos que estão mais em alta no mercado por valorizar o toque pessoal e intimista dos noivos. É o estilo ideal para você que planeja realizar seu casamento em chácara, sítio ou fazenda e combinar cores e elementos da natureza.

Para criar uma decoração de casamento rústico com um clima leve e descontraído é preciso acertar na escolha de todos os materiais para obter os melhores resultados.

A decoração de casamento rústico é marcada por materiais mais simples como madeira de demolição, paletes de madeiras, xaxim com flores, entre outros.

Publicidade

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Cores mais fortes, como o verde, amarelo e laranja, podem contrastar com os tons de bege, marrom, ocre e terra, produzindo espaços aconchegantes e alegres.

O momento mais esperado de um casamento é a realização da cerimônia, mas para isso é fundamental que o altar acompanhe a decoração de casamento rústico.

Publicidade

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Na decoração casamento rustico alguns objetos podem ajudar a transformar materiais simples em um altar elegante, bonito e romântico.

O tule é um dos tecidos mais usados na decoração dos casamentos rústico e pode ser colocado em uma estrutura de madeira nas laterais ou na cobertura. Esse tecido também é utilizado como faixa para ligar as cadeiras dos convidados.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Casamento rústico chique

O casamento rústico chique traz aos noivos a oportunidade de criar cerimônias menos engessadas e mais intimistas. O conceito rústico chique está diretamente ligado à decoração e ao mobiliário que serão escolhidos.

E pode ser a mistura perfeita do rústico da madeira e da juta com a sofisticação e o requinte dos talhares de prata e dos lustres de cristal.

Na maioria das vezes, esse tipo de cerimônia acontece em uma fazenda. Isso porque são locais mais pomposos, em estilo colonial, características que têm muito a ver com o casamento rústico chique.

Mas a cidade também comporta esse tipo de evento, desde que se encontre espaços com paredes de tijolinhos, área verde e ambiente arborizado, por exemplo.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mobiliário característico

Um item importante para a composição da decoração rústica chique é a escolha dos móveis. Dentro desse contexto, tudo o que vem e ressalta a natureza é harmônico e adequado. A madeira é predominante nesse tipo de cerimônia. Principalmente os móveis com aspecto de inacabados e envelhecidos, assim como os caixotes, barris e até mesmo troncos fatiados.

Em uma decoração de casamento rústico e no campo evite usar mesas, cadeiras e outras peças de mobília de plástico, com efeito espelhado ou em vidro. Vale apostar em sofás em couro e camurça, além de itens de ferro, com uma pegada mais industrial.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Flores são fundamentais

As flores têm grande ligação com o enlace de qualquer casal. E na decoração de casamento ao ar livre não seria diferente. A escolha das variedades e cores que serão usadas deve ser uma decisão pessoal dos noivos. Mas vale apostar em flores em caixotes, potes e em forma de arranjos para trazer ainda mais vivacidade à cerimônia.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Casar de dia

Um dos grandes trunfos de casar a céu aberto é a integração com a natureza. Com um clima naturalmente intimista e elegante, um casamento ao ar livre romântico e despojado tende a arrancar suspiros.

O casamento diurno ainda pede o uso de cores mais alegres ou em tons pastéis, que trarão leveza e sofisticação à decoração.

Casar de noite

Muitas noivas preferem se casar entre o final da tarde e o início da noite em busca de um casamento rústico romântico.

Nesse tipo de casamento rústico à noite, está liberado caprichar na combinação de elementos para iluminação, como velas, piscas e varal de lâmpadas. Vale até contratar iluminação cenográfica, para fazer um jogo de luz e cores.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Rústico barato

Para quem desejar fazer uma decoração casamento rústico barato é possível reaproveitar alguns objetos como garrafas de vinho ou de vidro, latas de tintas e caixote de madeira.

Caminho de corações com folhas coloridas para substituir o uso das flores

A decoração de casamento rústico também pode ser decoração de casamento faça você mesmo e ganhar detalhes bem personalizados. Basta utilizar a sua criatividade para elaborar arranjos de mesa, caixinhas para doces, plaquinhas decorativas e outros elementos decorativos.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

As opções para decorar seu casamento rústico são muitas:

– Velas: podem ser usadas tanto nas mesas quanto na decoração da cerimônia. Misturadas com potes de vidro e flores, dão um charme lindo ao casório, principalmente se for noturno.

– Juta: tecido barato, fácil de achar e fácil de trabalhar. Não precisa de muito acabamento e combina perfeitamente com outros tecidos mais sérios e delicados.

– Tecidos variados: você pode associar tecidos diferentes à juta ou então fazer um mix de tecidos. A chita é uma boa para casamentos rústicos com um toque mais tropical, por exemplo. Já os tecidos com florais miúdos ficam ótimos com mobiliário de madeira branca.

– Madeira: não pode faltar! Pode estar presente desde os móveis até ao local em si. Restaurantes de madeira, casas de festa com piso amadeirado, quintais com árvores, tudo isso ajuda a decorar sem precisar de muito.

– Potes e garrafas: a ideia aqui é reaproveitar. Peça ajuda aos amigos e junte garrafas. Podem ser garrafas de cerveja long neck, potes de palmito, copos, potes de papinha, tudo o que a sua imaginação permitir.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Decoração de casamento – Vintage ou Retrô

Se o casal não é tão tradicional, pode optar pelo estilo vintage. Esse estilo é lindo e combina muito com os casamentos feitos ao ar livre. Sua característica principal são objetos antigos, como louças antigas, máquinas de escrever, telefones antigos, relógios de bolso, guarda-chuvas, e vestuário das décadas passadas (em especial as décadas entre 20 e 70).

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Abuse da madeira

Uma das características mais marcantes de uma decoração de festa de casamento vintage é a utilização de muita madeira na decoração, seja em objetos vintage ou em móveis estilizados.

Aposte em molduras de madeira para os quadros que vão decorar as paredes ou para os porta-retratos que vão decorar outros tipos de mesa ou enfeite. Caixas de madeira vintage, barris também são uma ótima pedida, assim como pregadores de madeira para compor um mural de fotos vintage.

A utilização de velas e candelabros como parte da decoração vintage também é constante nas festas de casamento com essa inspiração. Elas dão um toque suave e inspirador para o casamento, dando a impressão dos convidados estarem mesmo vivendo na época.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Romantismo dos balanços

Balanços dão um toque super especial na decoração do casamento vintage, que pode servir como palco para belas fotos.

Objetos vintages que podemos usar na decoração do casamento são:

Máquina de costura

Balanças antigas

Porta-retratos antigos

Porta-jóias antigos

Louças antigas

Broches da mamãe ou da vovó

Tecidos e rendas antigos

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Objetos retrôs que podemos usar na decoração do casamento são:

Latas de alimentos que tiverem releituras dos produtos

Objetos da sua infância

Brinquedos da sua infância

Vasos da mamãe

Copos, taças e suportes que achamos em brechós ou feirinhas de antiguidades.

Máquina de escrever

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Cuidado com cores e flores

De maneira geral, a decoração do casamento vintage possui tons mais claros e que possuem uma aparência proposital de apagados ou esmaecidos, como azul Tiffany, rosa queimado ou envelhecido, o amarelo pastel, o salmão, o azul bebê, o bege, o lavanda, o verde menta e, é claro, o branco.

Outro item muito importante e que deve ser escolhido com calma são as flores que serão utilizadas no seu casamento. Um bom exemplo de flor vintage é a hortênsia, que possui o tamanho, o formato, o volume e a cor perfeita para decorar o seu casamento.

As rosas de tom mais envelhecido e as peônias são outros clássicos das estampas vintage. As margaridas são boas opções para decorar o seu casamento e, acredite se quiser, o hibisco também é uma opção bonita e nada óbvia para a sua decoração.

Iluminação quente

A iluminação mais amarelada e mais quente pode ser obtida com velas ou lanternas marroquinas, mas você também pode utilizar lanternas de papel ou mesmo luzes pisca-pisca.

Se em um casamento mais moderno a louça escolhida não faz tanta diferença, na decoração do casamento vintage isso faz toda a diferença. O mesmo serve para os vasos dos arranjos das plantas, os guardanapos a serem utilizados, as lembrancinhas e até mesmo o simples posicionamento dos itens.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Decoração de casamento – Temático ou Personalizado

Na decoração temática o limite é a criatividade. O casal pode escolher um tema de acordo com seus gostos, hobbies, profissão ou sonho. Pode ser um filme, um livro, um conto de fadas, um cenário ou estilo, um evento.

Você pode aplicar a personalização em apenas alguns elementos da decoração ou fazer um casamento totalmente temático. Ou pode simplesmente optar por fazer uma decoração de casamento marsala e explorar essa cor que tem feito tanto sucesso. Confira outros exemplos!

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Aproveite as estações

As estações do ano também podem servir de inspiração para a decoração do casamento. A primavera, considerada a mais romântica das estações, é perfeita para a decoração temática, que pode ter um altar de flores, jardins verticais, decalques de flores, regadores e, claro, muitas flores espalhadas em todos os cantos. De lembrancinha para os convidados, você pode dar inclusive vasinhos de plantas.

Filme preferido

Um tema que muitos casais escolhem para decorar seus casamentos é o do cinema. O filme preferido do casal pode mostrar muito da personalidade dos noivos.

Ou, se o casal não tiver um filme preferido, a festa pode ser simplesmente inspirada pela sétima arte como um todo, com claquetes, rolos de filmes, cartazes luminosos, ingressos vintage, pipoca e cadeiras de produção. O charme do cinema encanta a decoração de qualquer casamento.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Música é o tema

Para quem é mais ligado em música, as notas musicais também podem entrar em cena na decoração da festa.

Quadros com mensagens ou letras de música, luminárias, arranjos de mesa, sousplats e até o bolo e o convite podem ser compostos por este tipo de temática. De lembrancinha para os convidados, vocês podem dar um CD com as músicas preferidas do casal.

Destination wedding

Outro tema legal é escolher um lugar em que você adoraria celebrar seu casamento e usá-lo como tema da festa. Mesmo quem não teve dinheiro para fazer um destination wedding em Paris, por exemplo, pode trazer um pouco da cidade para a decoração do casamento com arranjos de mesa de Torre Eiffel, macarrons da famosa Ladurée e uma mesa de queijos e champanhe.

Sua festa também pode se inspirar no México, com muitas cores vibrantes, flores no cabelo e comidas típicas. Já se você preferir a dolce vita italiana, pode decorar a festa com cores e temas do país, além de mesas grandes e bares de soda italiana. A lembrancinha dos convidados pode ser um pote de azeite italiano.

Assim como um casamento inspirado em viagens ao exterior, o casal que adora ir à praia pode utilizar elementos do mar, da areia e tudo que remete à praia mesmo não estando de fato nela.

Descontração do boteco

Também tipicamente brasileiro, o casamento de boteco tem sido uma aposta dos casais mais descontraídos, que não querem levar a ocasião tão a sério, mas sim se divertir com os amigos e familiares nesse momento tão especial.

Para a decoração dessa festa temática, você pode usar engradados de cerveja para colocar as flores ou garrafas decoradas para casamento em cima das mesas. Nos comes e bebes, que tal uma caipirinha especial com picolé, sanduíches de metro, caldos e bolinhos de arroz?

As lembrancinhas podem ser potes de pimenta com etiquetas personalizadas da festa ou kits ressaca para o dia seguinte.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Decoração de casamento – Moderna

A noiva mais antenada com a moda e que acompanha as últimas tendências tem a opção de trazer um estilo moderno e descolado para a decoração de seu casamento. A cada ano o estilo é naturalmente atualizado.

Casamento moderno que se preze possui poucos objetos, mas todos muito bem pensados. Isso faz com que a decoração, apesar de parecer simples, tenha um toque de sofisticação.

A mesa de um casamento moderno segue a linha minimalista. Também pode ter elementos industriais ou peças de design.

Os tons dourados e cinza caem muito bem e tornam qualquer mesa de casamento linda demais.

Além das cores, um casamento moderno precisa de muitas plantas que tragam volume e sensação de acolhimento. E não se esqueça, que a decoração moderna tem a característica de levar a simplicidade ao nível da sofisticação.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Decoração de casamento – Minimalista

A clássica regra “menos é mais” nunca sai da moda e é ideal para noivas mais discretas, que gostam de encontrar a elegância na simplicidade. Mas não confunda decoração simples de casamento com “pobre”.

No estilo clean, tudo tem um objetivo, uma função. Os elementos são harmonizados sem exageros. Destaque para o branco e os tons pasteis. No mobiliário e acessórios, formas básicas e ângulos retos. Cores mais fortes podem ser usadas em alguns detalhes, apenas para definir um foco.

O primeiro passo para fazer seu casamento minimalista é a escolha do local. A dica é optar por lugares com tonalidades claras e pé direito alto, que permitem criar uma atmosfera perfeita.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Para fazer uma composição de arranjos florais, é preciso respeitar as estruturas naturais e ter, acima de tudo, equilíbrio. O uso de rosas, mini rosas e lisiantus predomina por serem flores resistentes e fáceis de encontrar no mercado. Pode apostar ainda nas cravinas e cravos, assim como mesclar pequenas flores do campo como aster, margaridas, kalanchoes, begônias, estaticia, limonium, entre outras que dão movimento.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Foco no mobiliário

Um ponto importante para compor a decoração de um casamento minimalista é o mobiliário. É interessante pensar em linhas mais retas e planas, ou em materiais que sejam de estrutura marcante, porém que tragam o detalhe sem agredir o ambiente, sem ser o destaque e sim um detalhe.

Também é bacana mesclar mesas, de forma que as comunitárias tragam o convívio e as redondas confiram movimento ao ambiente.

Na iluminação da decoração casamento simples use o varal de luzes. Outras opções são os pendentes de luzes, as luzes cênicas em tom branco ou âmbar.

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Bolos e doces

Para quem quer um bolo de casamento simples, que acompanhe o estilo minimalista, a principal dica é:

Aposte em uma decoração de mesa de casamento com a composição de bolos menores, com no máximo dois andares. A pasta americana é uma opção mais em conta de acabamento para os bolos, e permite criar diferentes texturas.

O princípio do minimalismo exige que tudo seja funcional. Por isso, a mesa de doces deve ser elaborada evidenciando as gostosuras escolhidas pelos noivos. Os doces podem ser dispostos em jarros de vidro ou suportes transparentes para compor uma mesa neutra e sofisticada.

E aí, gostou das ideias e sugestões? Já escolheu o estilo de sua decoração de casamento? Mostra aqui pra gente, adoramos ver fotos de casamento!

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo  Mini Guia Decoracao de Casamento descubra qual o seu estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mini Guia Penteados para Casamento noivas madrinhas e convidadas

Mini Guia Penteados para Casamento: noivas, madrinhas e convidadas

Mini Guia Festa de Casamento passo a passo depois de dizer sim

Mini Guia Festa de Casamento: passo a passo depois de dizer sim