Dicas incríveis para lista de convidados para seu casamento | Guia Noiva

Dicas incríveis para definir a lista de convidados para seu casamento


Dicas incríveis para definir a lista de convidados para seu casamento

Muitos casais gostariam de incluir na lista de convidados do casamento todos os amigos e familiares que estão à sua volta. Mas, como hoje em dia casar não é algo tão acessível, é interessante levar em consideração alguns critérios ao preparar essa lista.

A lista de convidados deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas no planejamento da festa, já que a quantidade de pessoas interfere desde a escolha do local à quantidade de bebidas. É uma tarefa difícil, mas necessária para que o casamento fique dentro do orçamento. Confira algumas dicas!

Como fazer lista de convidados

Em primeiro lugar, é bom ressaltar que o casamento é uma festa dos noivos e que, portanto, eles devem convidar as pessoas que realmente participam de suas vidas.

Se os pais e sogros estão auxiliando na festa é bacana que eles convidem algumas pessoas que queiram, afinal, é muito orgulho para eles mostrar a felicidade dos filhos para os outros. Só combinem antes o número de convidados que poderão chamar e se realmente são pessoas relevantes em suas vidas.

E, mesmo que os pais não estejam ajudando nos gastos, é um gesto educado e carinhoso, combinar um número de pessoas que eles queiram convidar.

Casamento Camila e Rodrigo

Mas tenha sempre em mente que não é o número de pessoas presentes que vai determinar o sucesso, a alegria e o amor do seu casório. E muito menos a opinião das pessoas sobre quem você deveria convidar. A festa será boa se os envolvidos forem realmente importantes e significativos para os dois.

Uma boa dica na elaboração das listas é usar uma planilha contendo nome, origem (se família da noiva ou do noivo, convidados dos pais da noiva ou do noivo, padrinhos ou colegas de trabalho) e o número de pessoas que esta pessoa trará, como companheiros e filhos. Para facilitar isso, há várias sugestões de lista de convidados online para imprimir ou você pode montar sua lista de convidados casamento Excel.

Dicas incríveis para definir a lista de convidados para seu casamento

Apesar de existir na Internet modelo de lista de convidados, essa não é uma tarefa fácil, por isso, elaboramos algumas sugestões de como fazer lista de convidados:

1 – Determine exatamente o número máximo de convidados

Isso é o seu orçamento e/ou o espaço que vai decidir. Como ainda não há nomes na lista, fica mais prático decidir. E não abra exceções: se o seu planejamento é para 100 pessoas, não convide a centésima-primeira, pois ela será apenas a primeira de muitas exceções que você vai acabar abrindo na sua lista de convidados .

2 – Como fazer para lidar com os palpites indesejados

Uma das melhores formas para lidar com essa questão, é o casal ser muito sincero sobre seu objetivo com a festa, mesmo que as famílias estejam participando financeiramente da organização do casamento. Estabeleça uma cota para os pais que querem convidar os amigos, mesmo assim, deixe bem claro que a palavra final é dos noivos.

Afinal, já são tantas coisas que os noivos precisam decidir, como vestido para casamento civil ou a decoração de mesa de casamento simples, e até mesmo auxiliar na escolha do vestido para mãe da noiva, imagine ainda ter que ficar discutindo e perdendo tempo com essas questões, não é mesmo?

Casamento na praia: Marina e Rodrigo

3 – Convidados que não podem faltar

Comece a lista de convidados para casamento pelas pessoas realmente próximas e que fazem parte da vida do casal. Na escolha dos convidados para o casamento, você terá que abrir mão daqueles parentes ou daquela amiga de infância que não vê há anos. Convide as pessoas com quem você mantém contato, que frequentam a sua casa e que você faz questão de estarem presentes no seu casamento.

4 – Façam a lista juntos

Fazer lista de convidados de casamento separadamente pode dificultar na hora de excluir convidados. Por mais que ela fique extensa, é interessante fazê-la em conjunto. Fica mais fácil, pois o casal evita colocar nomes repetidos e pode escolher os que serão cortados da lista.

5 – Não convide por educação

Você não deve se sentir culpada por deixar algumas pessoas de fora da sua lista de casamento convidados. Lembre-se que se trata do seu casamento e você não deve se sentir na obrigação de convidar apenas por educação. É um momento muito íntimo em que você deve dar prioridade às pessoas importantes na sua vida.

Casamento Heloiza e Tulio

6 – Colegas de trabalho

Se não for chamar ninguém do trabalho, evite comentar sobre o casamento. Caso queira convidá-los, priorize aqueles com quem os noivos têm uma relação fora do ambiente de trabalho ou os mais chegados, entregando a eles um convite individual. Jamais coloque o convite de casamento no mural, pois dá a entender que é convite é para todos da empresa.

7 – Estava desde o início?

Uma ideia é fazer lista de convidados casamento com as pessoas que estão realmente presentes desde o início do relacionamento.

8 – Pessoas do passado entram na sua lista de convidados do casamento?

Para pessoas que fazem parte do seu passado, mas são extremamente importantes na história da sua vida, uma boa dica é determinar um número máximo para a noiva e para o noivo (por exemplo: cada um só pode convidar até 6 pessoas desta categoria, já incluindo os acompanhantes).

Casamento Solange e Angelo

9 – Crianças

Se na sua família não tem crianças, ou você não tem nenhum melhor amigo ou padrinho que tenha filhos, você pode gentilmente pedir às pessoas que não levem crianças (com uma breve frase no convite). A verdade é que crianças geralmente vão com babás à festa (o que gera para você o custo de um convidado extra), e na grande maioria das vezes ficam em segundo plano.

Convenhamos que o casamento não foi feito pensando nos pequenos: as comidas, bebidas, a seleção musical, o volume do som, as lembrancinhas, tudo é voltado para o mundo adulto. Ou seja, na maioria das vezes, casamentos não são muito divertidos para crianças. Então desapegue-se desta culpa, e evite se puder evitar.

Dicas incríveis para definir a lista de convidados para seu casamento

10 – É preciso convidar o namorado de uma amiga que gosto muito ou posso chamar somente ela?

Pode-se convidar somente a amiga, mas dificilmente alguém vai a um casamento sozinha, principalmente se a convidada não conhece mais pessoas além dos noivos. Se o número de convidados já está no limite, os noivos têm o direito de não chamar e explicar o porquê, mas correm o risco da amiga ficar chateada e não comparecer ao evento.

11 – Fica indelicado convidar apenas o amigo e deixar de fora a família dele, já que não temos muito contato?

Não. O convite deve ser feito às pessoas mais próximas e que participam da vida do casal. Neste caso, coloque no convite apenas o nome do amigo.

Dicas incríveis para definir a lista de convidados para seu casamento

12 – Como responder a pedidos indiscretos, como o de um primo que quer levar a garota com quem ele está ficando?

Diga a ele que realmente ficariam muito felizes com a presença dela, mas o orçamento está bem complicado e por isso vocês precisaram manter a quantidade de convidados prevista no início.

13 – O RSVP é aconselhável?

O serviço de confirmação de presença (RSVP é sigla para Répondez S’il Vous Plaît , expressão francesa que significa algo como “responda por favor”) é interessante para o casal ter noção, ainda que de modo aproximado, da quantidade de convidados. Assim, evita-se o desperdício ou a falta de algum item. Nos últimos 10 dias antes do evento, imprevistos podem alterar um pouco o quadro. Mas o número de confirmações fica bem próximo ao real.

14 – É indelicado pedir para confirmar presença e, a partir daí, convidar outras pessoas que estavam de fora?

Sim. O RSVP é uma ferramenta útil, mas como o retorno é obtido apenas 15 dias antes do evento, fica muito em cima da hora para convidar outras pessoas.

15 – Duas listas

Uma excelente ideia, super simpática e fofa, é fazer duas lista convidados: a lista gigante, com absolutamente todas as pessoas que vocês e seus pais gostariam de convidar e uma lista enxuta com as XX pessoas que serão efetivamente convidadas.

Providencie um cartão bem bonitinho – que pode ter a ver com a decoração do casamento ou que pode ser uma foto de vocês no casamento – para enviar para todos os convidados da lista gigante, informando que vocês gostariam de compartilhar a felicidade de vocês, contando que se casaram e que agora moram em tal endereço com tais telefones.

Este “cartão de participação” é muito mais barato do que convidar pessoas para a festa, mas não se esqueça de colocar na planilha os custos de compra, confecção, impressão, envelopes, e correio que esta prática vai gerar.

16 – Convidar Ex?

Só convide ex-mulher ou ex-marido se houver uma relação amigável entre todos os envolvidos e se isso fizer sentido. Caso haja sentimentos mal resolvidos, não convide de forma nenhuma!

casamento jessica e danilo

Agora que você já viu algumas dicas de como montar lista de convidados casamento, saiba que, em média, 10% a 20% dos convidados faltam a um casamento. Mas não se pode usar essa margem para aumentar a lista, pois depender da possibilidade de falta para convidar pode ser perigoso.

Bem, essa tradição de convidar todo mundo que os noivos, os pais e os sogros conhecem está mudando aos poucos no Brasil. A tendência é fazer casamentos mais enxutos. Talvez daqui a algum tempo se torne normal convidar apenas as pessoas realmente importantes, assim como já ocorre nos casamentos dos Estados Unidos, por exemplo!

Gostou de nossas dicas? Você tem mais alguma sugestão? Manda pra gente!

 

 

 

 

 

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU