in

Dicas para casamento em casa: saiba como organizar

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Realizar um casamento em casa é uma opção perfeita para os casais que querem uma celebração intimista e muito aconchegante.

Mas para realizar o evento também é preciso muita organização: quantidade de convidados, decoração, comida e outros itens merecem atenção especial para que a festa tenha muito conforto.

Selecionamos dicas para casamento em casa que vão ajudá-los neste planejamento, além de truques para ampliar os espaços sem perder o clima de “seja bem-vindo à nossa casa”.

Como organizar um casamento em casa?

A primeira motivação para realizar um casamento em casa é econômica. Afinal, só neste ponto já é garantida a economia do aluguel de um espaço, que costuma tomar boa parte do orçamento para a festa. Mas essa razão não é a única.

Outro grande incentivo para fazer uma festa em ambiente familiar pode ser a intenção de realizar o sonho do casamento em um lugar que conte a sua história, de onde você tenha lindas  lembranças de infância ou do começo da adolescência, onde viveu almoços de domingo com toda a família reunida, com muito brincadeira entre irmãos e primos.

Ou até um outro motivo pode inspirar o evento neste clima mais intimista: realizar a festa de casamento em casa pode ser até mesmo um meio de se despedir de forma alegre e significativa daquele ambiente familiar, para depois seguir para a nova etapa da vida a dois, em outro endereço, com outro estado civil.

Mas não é porque o casamento será realizado em casa, seja a dos pais ou algum outro imóvel emprestado de algum amigo ou familiar, que a festa deverá ser providenciada de forma amadora e sem planejamento. Para os eventos intimistas, também é preciso um check list  casamento.

Um casamento em casa exige muita atenção aos detalhes. Vamos a um passo a passo do que deve ser avaliado.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Definir orçamento

Um casamento em casa pode ser mais econômico sim, mas também é preciso estipular um orçamento para que os preparativos sejam ajustados dentro dele e nada fuja do controle, porque alguns custos que já estariam sendo incluídos dentro do aluguel de um espaço terão que ser pensados à parte, como aluguel de tenda (caso o evento seja realizado em ambiente externo, iluminação, etc).

Quantidade de convidados

Definir a quantidade de convidados é imprescindível, a partir deste item poderá ser pensado em cardápio, decoração, fotos, música e outros tópicos.

É necessário planejar o casamento em casa de forma que todos fiquem confortáveis e se sintam bem atendidos. Não é possível colocar 200 pessoas em um lugar onde cabem no máximo 50.

Espaços

É preciso definir os espaços que serão usados: será na sala e no jardim? Cozinha ficará disponível para buffet? Quantos banheiros ficarão disponíveis? É preciso pensar que só o lavabo da sala pode não ser suficiente de acordo com a quantidade de convidados, então é preciso providenciar em opções em outros cômodos da casa ou soluções alternativas.

É preciso abrir espaços de circulação para convidados e equipe de apoio, como fotógrafos, garçons, etc. Então, talvez, alguns móveis precisem ser retirados e outros entrem no lugar, como cadeiras e puffs.

A cerimônia de casamento também será realizada no local? É preciso pensar em área para o altar, onde os noivos e celebrante vai ficar, e os convidados, que poderão assistir em pé ou sentados, de acordo com o espaço.

Além disso, caso a pessoa não queira que sua casa fique inteiramente exposta aos convidados, que os ambientes das áreas íntimas, como os quartos, sejam devidamente trancados. Também é indicado que objetos de valor, inclusive os itens colecionáveis e sentimentais, sejam retirados do espaço onde vai acontecer a festa.

Dicas para casamento em casa: confira ideias para ampliar o espaço

Cardápio e cozinha

Outro ponto imprescindível é definir cardápio casamento. Será comida caseira ou um buffet será contratado? Será brunch, coquetel ou almoço ou jantar? Será apenas bolo e espumante?

5 Comments

Leave a Reply

5 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *