in

Guia do casório perfeito: passo a passo para organizar o seu

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Quando os noivos decidem que vai ter casório, percebem que os detalhes são tantos que às vezes não dá nem pra saber por onde começar.

Mas para dar uma mãozinha nesta organização vamos apresentar aqui um passo a passo de tudo que eles terão que pensar e decidir.

Do estilo do casamento ao local, do buffet às fotos e lua de mel, tudo será repassado, e no final do texto, terão um guia do casório completo para seguir.

Casório perfeito: antecedência é a chave do sucesso

O ideal mesmo é que o casório comece a ser organizado entre 1 ano e  1 ano e meio antes da data escolhida para a realização da cerimônia de casamento.

Realizar tudo com antecedência vai  permitir que os noivos curtam esse processo, sem atropelos ou sobressaltos.

Esse prazo vai facilitar em todos os sentidos, desde escolher os melhores fornecedores aos pagamentos, pois muitas empresas só aceitam parcelamento até a data do casório

Mas já que falamos em parcelamento, um detalhe relacionado com isso é justamente o primeiro item a ser definido: o orçamento.

Sem definir essa questão fica mais complicado organizar um casamento dos sonhos. Com isso definido dá para pensar em estilo: mini wedding, um casório na serra ao ar livre, casório na praia, casamento na igreja e salão de festas, etc…

Casamentos noturnos e tradicionais costumam ser um pouco mais caros, já os casamentos diurnos e ao ar livre são mais acessíveis.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Então chegou a hora de escolher o local onde será realizado todos os festejos e a quantidade de convidados. Se escolher cerimônia e festa em locais diferentes, como igreja e salão de festas, avalie as distâncias.

Além disso, também é preciso checar todos os itens do salão para verificar se comporta e atende aos convidados, como banheiros com acessibilidade, estacionamentos, rampas para deficientes, etc.

E se o caso for de casamento tradicional em igreja também é preciso checar a agenda da igreja que escolher. Algumas paróquias são concorridíssimas e abrem agendamento com meses de antecedência.

E falando nesta parte mais burocrática é bom lembrar também que um casamento no civil exige um prazo de antecedência de 3 meses, inclusive para providenciar uma cerimônia fora do cartório.

Em qualquer lugar escolhido, é importante ter um espaço para os noivos. Se for em um ambiente campestre ou na praia, é muito adequado ter um local onde a noiva possa se produzir, descansar e se trocar depois da cerimônia religiosa. Assim como o noivo.

Nesta hora, se houver possibilidade, contratar uma assessoria para orientar os noivos é uma excelente decisão, porque daqui para frente a riqueza de detalhes a serem pensados é muito grande.

Mas se está pensando em mesmo em fazer tudo sozinha, a noiva pode frequentar eventos especializados, como feiras de noivas, onde todos os profissionais e serviços estarão disponíveis e muitas dúvidas poderão ser esclarecidas.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Nosso casório: hora do buffet e decoração

Para escolher o buffet ideal, fazer degustações é importantíssimo, assim você consegue assegurar a qualidade do que vai ser servido.

Para cada horário e local de festa, o cardápio precisa estar adequado. Se for um casamento na parte da manhã pode ser um brunch, quando o serviço for realizado entre 10h e 11h30, acima deste horário o ideal é almoço, já se for à noite pode ser coquetel ou jantar.

No caso de almoços ou jantares nos casórios, o estilo pode ser americano, com os próprios convidados se servindo em ilhas e comendo em pé; se for franco-americano se servem nas ilhas e comem sentados; se for à inglesa, os garçons servem nas mesas com os pratos já montados pelo buffet e se for à francesa, são servidos pelos garçons mas montam os pratos com o que for oferecido.

Outro ponto a ser pensado é se o buffet escolhido vai fornecer todo o necessário, além da comida, bebidas e louças, toalhas, garçons etc. Caso não forneça, tudo pode ser contratado à parte ou alugado.

Guia do casório perfeito passo a passo para organizar o seu

Decidida essa questão é hora de pensar na decoração da festa. Pense no estilo que vai querer na seu casamento, por exemplo, clássico, boho, rústico ou rústico chic para decidir detalhes com objetos decorativos, móveis e flores.

4 Comments

Leave a Reply

4 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *