in

In Memorian: quando e por que usar o termo

conjunto de velas formando um coração

In memorian, ou melhor, in memoriam é uma expressão em latim que significa “em memória”, normalmente utilizada em convites de casamento, ao lado do nome dos pais quando já são falecidos.

Publicidade

Esse termo, considerado super formal nos dias atuais, pode ser substituído pela expressão em português ou outras palavras carinhosas como “em nossos corações” ou simplesmente por um coraçãozinho na frente do nome. Formas delicadas de informar que a pessoa está presente nos corações.

O que é in memoriam?

In memoriam é uma expressão em latim que significa “em memória” ou “em lembrança“. Costuma estar presente em obituários, epitáfios, citações e placas comemorativas.

Esta expressão é frequentemente vista ou impressa em obras de arte e livros, como forma de dedicatória in memorian, ou seja, a alguém que já faleceu.

Publicidade

No contexto literário, esta expressão representa uma obra literária publicada como homenagem póstuma, onde frequentemente se encontram textos de reflexão e de lembranças pessoais, incluindo alguns textos inéditos do autor homenageado. Algumas dessas obras de homenagem in memorian contêm a contribuição de vários outros autores que conheciam o homenageado, com a inclusão de alguns depoimentos.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à forma correta de escrever esta expressão, ficando indecisas entre in memorian ou in memoriam. A forma correta é in memoriam, sendo que in memorian está errada, no entanto, é assim que a expressão é escrita nos sites de buscas.

In Memorian quando e por que usar o termo

Como colocar in memorian no convite de casamento

Antigamente, era praticamente regra que os pais fizessem o convite no convite de casamento de seus filhos, até porque eram eles que pagavam pela festa.  Hoje, os noivos estão totalmente envolvidos na celebração. Sendo muitas vezes, o casal que assume todos os gastos. Portanto, hoje é muito comum os noivos convidarem.

Publicidade

No entanto, muitos noivos fazem questão de colocar o nome dos pais ou apenas “com a benção dos pais” ou ainda “com a benção dos pais e familiares” no texto do convite. Essas palavras simplificam muitas situações, principalmente quando os pais são separados e constituíram outras famílias.

Mas, quando os noivos querem colocar o nome dos pais no convite, mas um deles já é falecido, é muito comum utilizar o termo “In memoriam” ao lado do nome, em homenagem e respeito.

Essa é forma mais tradicional, no entanto, há algumas alternativas para esta frase. Para quem acha o termo muito frio, pode usar também “sempre presente”, “com saudade”, “eternamente em nossos corações” ou de acordo com que sentem no momento.

Essas expressões soam mais suaves especialmente para convites menos formais ou até mesmo para convites de casamento ao ar livre, concorda?

Publicidade

In Memorian quando e por que usar o termo

In Memorian quando e por que usar o termo

A verdade é que todos os noivos gostariam mesmo que os pais estivessem presentes na cerimônia de casamento. Mas diante da impossibilidade, vem o desejo de homenageá-los e de fazê-los presente nesse momento tão especial de suas vidas. Por isso, muitas noivas, carregam correntes com delicados camafeus com fotos de seus entes queridos, como pais e avós!

In Memorian quando e por que usar o termo  In Memorian quando e por que usar o termo

Publicidade

Gostou de saber porque há, em alguns convites, a expressão in memorian?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de cha de casa nova saiba tudo que voce vai precisar

Lista de chá de casa nova: saiba tudo que você vai precisar

Penteados simples para casamento faca voce mesma

Penteados simples para casamento: faça você mesma