in

In Memorian: quando e por que usar o termo

conjunto de velas formando um coração

In memorian, ou melhor, in memoriam é uma expressão em latim que significa “em memória”, normalmente utilizada em convites de casamento, ao lado do nome dos pais quando já são falecidos.

Esse termo, considerado super formal nos dias atuais, pode ser substituído pela expressão em português ou outras palavras carinhosas como “em nossos corações” ou simplesmente por um coraçãozinho na frente do nome. Formas delicadas de informar que a pessoa está presente nos corações.

O que é in memoriam?

In memoriam é uma expressão em latim que significa “em memória” ou “em lembrança“. Costuma estar presente em obituários, epitáfios, citações e placas comemorativas.

Esta expressão é frequentemente vista ou impressa em obras de arte e livros, como forma de dedicatória in memorian, ou seja, a alguém que já faleceu.

No contexto literário, esta expressão representa uma obra literária publicada como homenagem póstuma, onde frequentemente se encontram textos de reflexão e de lembranças pessoais, incluindo alguns textos inéditos do autor homenageado. Algumas dessas obras de homenagem in memorian contêm a contribuição de vários outros autores que conheciam o homenageado, com a inclusão de alguns depoimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *