MINI GUIA completo: entenda sobre convite de casamento | Guia Noiva

MINI GUIA completo: entenda tudo sobre convite de casamento


MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casMINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Você já deve estar cansada de saber que o convite de casamento é o cartão de visitas da festa, mas sempre é bom reforçar que é preciso ter muita atenção na hora de realizar essa tarefa.

Antes de escolher o convite definitivo, você precisa saber o que, quando, quanto, com quem e como cuidar desse item tão importante da celebração. Por isto, elaboramos este Mini Guia, com tudo o que você precisa saber sobre convites para casamento.

Seja em um casamento religioso com ou sem festa, o convite de casamento é essencial. Confira!

Como fazer convite de casamento

Para muitos noivos as emoções do casamento começam quando os convites ficam prontos e eles podem ver seus próprios nomes gravados. E é um pouco desta emoção que cada convidado compartilha ao receber o convite.

O convite tem caráter informativo e por isso deve ser produzido com responsabilidade. E, lembre-se, enquanto não recebe o convite, o convidado não sabe nada sobre a festa. O convite é o instrumento que levará aos seus convidados as informações e as percepções a respeito da sua festa.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Organize o tempo

Os convites de casamento devem ser providenciados com, pelo menos, seis meses de antecedência. E devem ser entregues, preferencialmente pelos noivos, de 30 a 40 dias antes da celebração para os convidados próximos; e de 60 dias antes para os convidados que moram longe.

Portanto, jamais deixe o convite para a última hora, assim como não deve ser deixado para depois a escolha do vestido para mãe da noiva e do noivo. Elabore um cronograma e cumpra cada passo com disciplina.

Pesquise muito

Inicie o quanto antes uma criteriosa e perseverante pesquisa sobre o assunto. Procure não só modelos, estilos, materiais ou acabamentos, mas também por profissionais e empresas cujo trabalho você goste. Separe fotografias de modelos, informações e solicite orçamentos.

Entre em contato com outros clientes, peça referências e descubra o que se fala sobre a empresa e sobre a sua reputação. Principalmente se a compra for pela internet, faça contato pessoal para sentir o atendimento, a cordialidade, a agilidade, a responsabilidade e o profissionalismo da empresa.

Escolha o modelo de convite mais adequado

Mantenha o foco! Há muitos modelos disponíveis no mercado. Para isso, antes de agendar uma reunião com a empresa escolhida, defina o que você pretende comunicar aos seus convidados.

Confie a criação do convite ao profissional ou à empresa que você escolheu. Forneça dicas, referências, orientações, fale um pouco sobre vocês, sobre os seus anseios e expectativas, sobre o que vocês gostam e sobre o que não gostam.

Muito importante: a forma ideal para calcular a quantidade de convites para o seu casamento é elaborar uma lista detalhada de todos os seus convidados e separar por famílias. Assim vocês terão o número de convites. Não esqueça de incluir na sua encomenda cerca de 15 a 20% a mais por garantia.

Não esquecer dos detalhes formais

Formalize sua relação comercial com a empresa que vai produzir os convites do seu casamento. E isso se faz com um contrato. Especificar e ajustar deveres e obrigações para ambas as partes é a melhor forma de garantir que você não será surpreendido negativamente.

No contrato, ou em documentos nele mencionados, devem ser pontualmente estabelecidas as especificações do material a ser produzido, como papel, tipo de impressão, criação de arte exclusiva, quantidades, acabamentos etc. Prazos, valores e a forma de pagamento também são itens que devem estar devidamente ajustados.

Quando vocês receberem a prova, confira cuidadosamente cada detalhe do convite, horários, locais, endereços, grafia das palavras, nomes e qualquer outra informação relevante para orientar os convidados. Leia e releia quantas vezes for preciso. Peça para que outra pessoa faça o mesmo.

Por fim, com os convites perfeitos em mãos, curta muito a fase da entrega. Os noivos devem fazer isso preferencialmente juntos. Muitos admitem que é uma etapa trabalhosa, mas extremamente recompensadora, pois cada convidado que recebe o convite retorna palavras de agradecimento, carinho e votos de eterna felicidade.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Como escolher o convite

É fundamental que os convites combinem com a decoração da festa, com a personalidade dos noivos e passem uma mensagem agradável, até mesmo no convite de casamento simples. E como são muitos detalhes para resolver, selecionamos algumas dicas.

Papel

Existem diversos tipos de papel para convite de casamento. No entanto, o papel usado vai depender muito do tipo de casamento. Para casamentos clássicos ou tradicionais, são indicados papéis com texturas bem delicadas, brancos ou off White, isso mesmo, o mesmo tom do vestido de noiva off White, que tem feito tanto sucesso entre as noivinhas. Até mesmo os papéis com brilho podem ser usados.

Para casamentos no campo ou na praia, são utilizados papéis com aparência mais rústica e texturizados. Nesses casos não é utilizado papel com brilho. Casais mais ousados podem optar por papéis com cores escuras.

Lembre-se que a escolha do papel afeta diretamente no tipo de impressão também. Se optar por papéis muito escuros como preto, azul marinho e marrom por exemplo, a impressão terá que ser em gráfica profissional para utilizar tinta branca, prata, dourada etc. Se o papel tem muita textura, ficará melhor uma impressão especial com relevo, verniz etc.

Além da escolha dos papéis, não esqueça dos detalhes de acabamento, como fitas, laços, tags, pingentes, tecidos, rendas etc. Tudo isso dá um charme a mais ao seu convite e ajudam a formar a identidade visual também.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Fonte

As fontes para convite de casamento ou letras que serão usadas na parte de fora do convite não precisam ser, necessariamente, a mesma letra do texto para convite de casamento. A letra usada para passar aos convidados as informações do casamento tem que ser legível.

É muito difícil errar com as fontes cursivas. Elas são clássicas, delicadas e sempre uma boa opção para um convite de casamento.

Mas, se quiser fugir das fontes cursivas, ou preferir algo ainda mais legível, existem várias letras “clean”, que são mais limpas e com menos detalhes. Você pode ainda optar por modelos diferenciados ou temáticos.

Na parte de fora do convite é possível usar fontes mais pomposas, lúdicas e exageradas. Já que elas não vão ser usadas em um texto para repassar informações importantes, elas não precisam ser completamente legíveis, e é até interessante que sejam criativas e se destaquem. Vale lembrar que a parte de fora do convite também é usada para escrever o nome dos convidados. Por isso, vale destacar a importância deste lado conversar com a parte de dentro do convite, já que fazem parte de todo um contexto.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Estilo

Convites Clássicos – Tendem a ser maiores, em formato horizontal. As fontes dos dizeres podem variar, mas o nome dos noivos é sempre escrito em fontes caligráficas e mais elaboradas. São impressos com técnicas tradicionais e normalmente recebem acabamentos e decorações especiais – entre os mais pedidos, estão os laços com fita de cetim e lacres de cera ou metálicos. O formato do envelope costuma ser tradicional retangular, com a aba triangular. As cores variam, mas as mais escolhidas, geralmente, são: dourado, rosé e prata.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Convites Modernos –

São mais variados quanto aos formatos, podendo ser retangulares (na vertical ou horizontal) e com as abas dos envelopes quadradas ou triangulares. Os noivos têm mais liberdade para escolher cores e decorações diferentes, como cordões e pedrarias, por exemplo. As fontes podem ser mais descontraídas e diferentes. As ilustrações também podem ser mais despojadas.

Convites Boho –

Têm como característica principal detalhes charmosos em todos os aspectos: desde o vestido da noiva até a decoração. Por isso os convites para este estilo costumam ser mais românticos, com fontes delicadas e detalhes de ilustrações florais ou inspiradas no próprio local do evento. Os formatos mais populares são os quadrados e retangulares e seus tamanhos podem variar desde os pequenos até os modelos maiores.

Convites Vintage –

São super delicados e românticos. As fontes podem seguir o estilo clássico ou o estilo mais moderno – depende da personalidade do casal e do convite escolhido. As tendências que se destacam são as estampas florais e detalhes em rendas ou pérolas.

Convites Rústico –

Caracterizam-se pela informalidade e tendem a utilizar papel kraft e materiais naturais nos acabamentos (sisal, corda, madeira) e fogem da diagramação tradicional. Dentro desta tendência, existem dois tipos de casamento – praia e campo – assim, cada convite de casamento rústico recebe tratamento diferenciado.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Convites Praia –

Recebem inspiração direta do litoral, que se traduzem na ilustração ou em pequenos detalhes. Tons de areia harmonizados com decorações em palha ou conchinhas, ou ainda, tons de azul que remetem ao mar.

Convites Campo –

Podem utilizar detalhes como florais, cordões, desenhos do local. Pode apostar nas estampas florais, papéis rústicos – como o kraft texturizado – e outros detalhes que remetam ao local do evento.

Envelope –

Tão importante quanto o conteúdo de um convite, é o envelope para convite de casamento, pois é a primeira coisa que o convidado irá ver ao receber o convite. O envelope deve seguir o estilo do casamento e do convite.

Dicas para evitar gafes em convites de casamento

  • Não entregue o convite com a embalagem plástica. O objetivo dessa embalagem é proteger o convite antes de chegar às mãos do convidado.
  • Errar o nome do convidado é uma gafe imperdoável. Entre em contato e se informe sobre a grafia correta do nome. Fazer isso não é indelicado.
  • Evite entregar os convites em cima da hora. O prazo de antecedência mínima é de 30 dias. Esse cuidado não deixa o convidado pensar que estava na lista de suplência do casamento.
  • Não mencione a lista de casamento no convite. Para informar seus convidados sobre a lista, pode-se recorrer aos pais, padrinhos, cerimonialista ou contratar a criação de um site para os noivos.
  • Esqueça aquela ideia ultrapassada de que o convite vai para o lixo e por isso não vale a pena caprichar na produção dele. Lembre-se: o convite é o primeiro contato do convidado com o seu casamento.
  • Não utilize títulos profissionais para endereçar os convites.
  • Nunca use etiquetas autocolantes no endereçamento. A forma mais elegante de sobrescrever convites é a caligrafia artística.
  • Não convide por e-mail ou por qualquer outro meio digital ou verbal. O convidado só se sente oficialmente convidado para o casamento quando recebe o convite, incluindo os pais e os padrinhos.
  • É extremamente indelicado convidar pessoas somente para a cerimônia religiosa, excluindo-as da festa.
  • O convite deve estar em harmonia com o porte e com o estilo da ocasião. Não faça um convite simplório (que é diferente de simples e elegante), para um casamento luxuoso. Evite um convite muito exuberante e sofisticado para um casamento simples e intimista.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Frases para convites de casamento

Alguns casais optam por incrementar o convite – e emocionar os convidados – adicionando frases para convite de casamento. Para inspirar os noivos que desejam embelezar seus convites com lindas palavras, separamos algumas frases de convite de casamento. Confira:

  1. “O amor não se vê com os olhos mas com o coração.” William Shakespeare
  2. “Somente quando encontramos o amor, é que descobrimos o que nos faltava na vida.” John Ruskin
  3. “A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados.” Victor Hugo
  4. “Quando a boca não consegue dizer o que o coração sente, o melhor é deixar a boca sentir o que o coração diz.” William Shakespeare
  5. “Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, te amo diretamente sem problemas nem orgulho: assim te amo porque não sei amar de outra maneira.” Pablo Neruda
  6. “Não há jardins sem flores, nem coração sem amor.” Miguel de Cervantes
  7. “Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata.” Carlos Drummond de Andrade
  8. “Porque quem ama nunca sabe o que ama, nem sabe porque ama, nem o que é amar, amar é a eterna inocência, e a única inocência, não pensar…” Fernando Pessoa
  9. “Nosso amor é como o vento. Não posso vê-lo, mas posso senti-lo.” Filme Um Amor para Recordar
  10. “O amor é a única coisa pela qual se vale a pena viver.” Filme E o vento levou.
  11. “Não será fácil. E teremos de nos empenhar a cada dia. Mas quero fazer isso porque te quero. Quero tudo de ti, para sempre, você e eu. A cada dia.” Filme O Diário de uma paixão
  12. “Nenhuma medida de tempo com você seria suficiente. Mas vamos começar com o para sempre.” Stephenie Meyer – Filme Amanhecer
  13. “Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?” Renato Russo
  14. “E cada verso meu será, pra te dizer que eu sempre vou te amar, por toda a minha vida.” Vinícius de Moraes
  15. “Eu te amo calado, como quem ouve uma sinfonia de silêncio e de luz.” Lulu Santos

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Convites para pais e padrinhos

Os convites para pais e padrinhos são um charme à parte. Geralmente os casais querem presentear seus pais e padrinhos e fazer um convite especial e diferenciado para eles. As sugestões são as mais diversas possíveis, mas geralmente são modelos de caixas para colocarmos garrafas de baby Chandon, gravatas, doces, toalhinhas bordadas, canetas e o que mais a imaginação mandar.

O convite para padrinhos de casamento costuma se diferenciar do convite de casamento, pois faz parte de um convite especial para chamar pessoas importantes para a função de padrinho e madrinha. Pois bem, não que seja obrigação dos noivos mandar um convite especial para os padrinhos, mas é uma atenção especial e muito bacana, afinal, estas pessoas escolhidas acompanharam todo o desenvolvimento do relacionamento.

Além da diferenciação, o convite para padrinhos de casamento também deve ser entregue antes para garantir que ninguém marque compromisso no mesmo dia do casório.

Normalmente, o convite de casamento para padrinhos segue a mesma identidade visual de toda a papelaria da festa, mas o texto costuma ser mais divertido e informal. E, a tendência, tem sido agregar um mimo ao convite que pode ser desde a gravata que os padrinhos terão que usar no casamento até garrafas de bebidas, para os homens, e delicadas joias para as madrinhas.

Além dos convites e convite padrinhos de casamento, ainda há a opção de encomendar cartões de agradecimento, tags para os carros, cartões de agradecimento, missais, save the date, kits toillets, lágrimas de alegria e produtos com rótulos personalizados dos noivos.

O conjunto desses itens é a identidade visual, que é, basicamente, criar um visual que espelhe o tipo de casamento que o casal está planejando além de passar um pouco da personalidade dos noivos. Isso envolve a escolha das fontes a serem usadas, paleta de cores, tipos de papéis, estampas, texturas etc.

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

Como fazer convite de casamento simples

Mas, se vocês resolveram se casar apesar da grana estar curta, há muitas opções de convites de casamento barato ou ainda podem confeccionar seus próprios convites. Na internet ainda há vários sites que explicam como fazer convite de casamento e também o convite de padrinhos de casamento.

Há vários sites que mostram como fazer envelope para convite de casamento e que trazem molde envelope para convite de casamento.

Você pode se inspirar em algum modelo de convite para casamento que apresentamos neste post e criar o seu.

Já escolheu o seu convite casamento? Confira as várias opções de modelo de convite de casamento que selecionamos. Depois nos conte o que achou!

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento  MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento   

MINI GUIA completo entenda tudo sobre convite de casamento

 

 

Post Relacionado

Um comentário

  1. Gastei do convite de no 22 de cima para baixo.,qual o preço dele?


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU