in

Nó de gravata: conheça os tipos para casamento

No de gravata conheca os tipos para casamento

Gravata e nó de gravata sempre são assuntos polêmicos. Muitos odeiam, alguns usam porque precisam e poucos gostam. Mas uma coisa é certa, a gravata com um nó bem feito complementa o traje do noivo, dos padrinhos e até convidados, quando o casamento é mais formal.

Mas como escolher a melhor gravata e qual nó deve ser usado? E ainda como fazer nó na gravata? Selecionamos várias informações e dicas sobre o assunto e também explicamos como dar nó em gravata. Afinal, não são só as mulheres que têm dúvidas sobre o que vestir em um casamento!

Como dar nó em gravata?

Antes de dar o nó em gravata, que tal falar um pouquinho da gravata? A gravata e o nó da gravata devem ser escolhidos pelo noivo e harmonizar com o local do casamento, o horário, o estilo da cerimônia, o vestido da noiva ou ainda com o vestido para casamento civil, a roupa dos padrinhos e, principalmente, com o tipo físico e a personalidade do noivo.

Noivos mais descontraídos, por exemplo, podem ousar na escolha de gravatas com cores mais chamativas ou estampadas. Gravatas e nó de gravata simples são ideais para noivos – e cerimônias de casamento – mais tradicionais.

A gravata deve ser utilizada com o colarinho fechado até o último botão e ficar escondida embaixo da gola. Ao fazer nó de gravata, observar que o comprimento deve ser até a fivela do cinto, podendo-se utilizar um prendedor que, além de enfeitar, mantém a gravata sempre no lugar.

É importante que a gravata esteja em plena harmonia com o terno de noivo, as cores da flor na lapela – boutonnière – e também com o lenço, tendo em vista que algumas cores se complementam – exemplo: azul e laranja, vermelho e verde, amarelo e violeta –, e outras não.

A gravata regular é o modelo mais usado em casamentos, sendo uma opção formal, segura e confortável para ser usada pelo noivo.

A gravata slim ou skinny, mais fina e discreta que o modelo regular, é indicada para noivos altos e magros e ternos mais modernos, sendo perfeita para qualquer estilo de casamento.

Por último, o modelo super slim – mais fina que o modelo slim – harmoniza com casamentos e noivos mais descontraídos e que não estão acima do peso.

No de gravata conheca os tipos para casamento

A gravata borboleta deixou de ser exclusividade do smoking para ser usada também com ternos e suspensórios. Essa gravata fica ótima em noivos divertidos e mais ousados. Ela pode ser lisa ou estampada, pode ser usada com colete ou com suspensório e fica perfeita com a boutonnierré. A gravata borboleta tem sido muito escolhida pelas noivas para os padrinhos usarem no casamento.

Muitas vezes os noivos preferem presentear os padrinhos com a gravata para não ter erro na hora da cerimônia. Essa é uma boa prática e mantém um padrão correto, ideal para todo casamento.

De acordo com profissionais de moda, a primeira coisa que deve ser considerada na hora de escolher a gravata é como será o evento: tradicional, alternativo, na igreja, ao ar livre.

As gravatas para padrinhos não precisam necessariamente ser do tom exato que a usada pelo noivo, por isso é bom apostar no tom sobre tom, já que o moço que irá casar precisa ter mais destaque na cerimônia. Ou seja: ele pode usar o acessório azul escuro e os padrinhos, azul claro.

Uma outra combinação bem interessante e moderna: as gravatas para padrinhos na mesma cor do vestido das madrinhas. Somente das madrinhas, nada de inventar moda e querer combinar com a cor do vestido para mãe da noiva!

No de gravata conheca os tipos para casamento

Como fazer nó de gravata

E só para esclarecer: a sensação de aperto no pescoço não é causada pelo nó de gravata, mas sim pelo colarinho da camisa que está mais apertado do que deveria estar. Portanto, não diga que a gravata te aperta o pescoço!

Os noivos e os padrinhos devem se preocupar com o traje para o casamento e com os tipos de nó de gravata que serão utilizados. Essa decisão deve ser tomada levando em consideração o gosto pessoal, a ocasião e o colarinho da camisa para que o nó preencha bem o espaço.

A ponta da gravata deve apenas tocar a fivela do cinto quando o homem estiver em pé para não comprometer todo o traje. Este é um dos cuidados que se deve ter ao dar nó em gravata.

Aliás, que tal aproveitar o Chá Bar e incluir no jogo de perguntas para casal, algumas brincadeiras sobre nó de gravata? Assim você poderá verificar se os padrinhos sabem dar nó em gravata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *