in

Nó de gravata: conheça os tipos para casamento

No de gravata conheca os tipos para casamento

Gravata e nó de gravata sempre são assuntos polêmicos. Muitos odeiam, alguns usam porque precisam e poucos gostam. Mas uma coisa é certa, a gravata com um nó bem feito complementa o traje do noivo, dos padrinhos e até convidados, quando o casamento é mais formal.

Mas como escolher a melhor gravata e qual nó deve ser usado? E ainda como fazer nó na gravata? Selecionamos várias informações e dicas sobre o assunto e também explicamos como dar nó em gravata. Afinal, não são só as mulheres que têm dúvidas sobre o que vestir em um casamento!

Como dar nó em gravata?

Antes de dar o nó em gravata, que tal falar um pouquinho da gravata? A gravata e o nó da gravata devem ser escolhidos pelo noivo e harmonizar com o local do casamento, o horário, o estilo da cerimônia, o vestido da noiva ou ainda com o vestido para casamento civil, a roupa dos padrinhos e, principalmente, com o tipo físico e a personalidade do noivo.

Noivos mais descontraídos, por exemplo, podem ousar na escolha de gravatas com cores mais chamativas ou estampadas. Gravatas e nó de gravata simples são ideais para noivos – e cerimônias de casamento – mais tradicionais.

A gravata deve ser utilizada com o colarinho fechado até o último botão e ficar escondida embaixo da gola. Ao fazer nó de gravata, observar que o comprimento deve ser até a fivela do cinto, podendo-se utilizar um prendedor que, além de enfeitar, mantém a gravata sempre no lugar.

É importante que a gravata esteja em plena harmonia com o terno de noivo, as cores da flor na lapela – boutonnière – e também com o lenço, tendo em vista que algumas cores se complementam – exemplo: azul e laranja, vermelho e verde, amarelo e violeta –, e outras não.

A gravata regular é o modelo mais usado em casamentos, sendo uma opção formal, segura e confortável para ser usada pelo noivo.

A gravata slim ou skinny, mais fina e discreta que o modelo regular, é indicada para noivos altos e magros e ternos mais modernos, sendo perfeita para qualquer estilo de casamento.

Por último, o modelo super slim – mais fina que o modelo slim – harmoniza com casamentos e noivos mais descontraídos e que não estão acima do peso.

No de gravata conheca os tipos para casamento

A gravata borboleta deixou de ser exclusividade do smoking para ser usada também com ternos e suspensórios. Essa gravata fica ótima em noivos divertidos e mais ousados. Ela pode ser lisa ou estampada, pode ser usada com colete ou com suspensório e fica perfeita com a boutonnierré. A gravata borboleta tem sido muito escolhida pelas noivas para os padrinhos usarem no casamento.

Muitas vezes os noivos preferem presentear os padrinhos com a gravata para não ter erro na hora da cerimônia. Essa é uma boa prática e mantém um padrão correto, ideal para todo casamento.

De acordo com profissionais de moda, a primeira coisa que deve ser considerada na hora de escolher a gravata é como será o evento: tradicional, alternativo, na igreja, ao ar livre.

As gravatas para padrinhos não precisam necessariamente ser do tom exato que a usada pelo noivo, por isso é bom apostar no tom sobre tom, já que o moço que irá casar precisa ter mais destaque na cerimônia. Ou seja: ele pode usar o acessório azul escuro e os padrinhos, azul claro.

Uma outra combinação bem interessante e moderna: as gravatas para padrinhos na mesma cor do vestido das madrinhas. Somente das madrinhas, nada de inventar moda e querer combinar com a cor do vestido para mãe da noiva!

No de gravata conheca os tipos para casamento

Como fazer nó de gravata

E só para esclarecer: a sensação de aperto no pescoço não é causada pelo nó de gravata, mas sim pelo colarinho da camisa que está mais apertado do que deveria estar. Portanto, não diga que a gravata te aperta o pescoço!

Os noivos e os padrinhos devem se preocupar com o traje para o casamento e com os tipos de nó de gravata que serão utilizados. Essa decisão deve ser tomada levando em consideração o gosto pessoal, a ocasião e o colarinho da camisa para que o nó preencha bem o espaço.

A ponta da gravata deve apenas tocar a fivela do cinto quando o homem estiver em pé para não comprometer todo o traje. Este é um dos cuidados que se deve ter ao dar nó em gravata.

Aliás, que tal aproveitar o Chá Bar e incluir no jogo de perguntas para casal, algumas brincadeiras sobre nó de gravata? Assim você poderá verificar se os padrinhos sabem dar nó em gravata!

Há várias formas de dar nó em gravatavamos falar de alguns tipos de nó de gravata e como devem ser usados:

No de gravata conheca os tipos para casamento

Nó simples

nó de gravata simples, como o próprio nome sugere, é o mais fácil e prático de fazer e desfazer. É também o nó mais clássico entre todos os nós de gravata, além de ser o mais utilizado ele cai bem com a maioria das gravatas e colarinhos.

O nó simples de gravata deixa a gravata bem ajustada ao visual e é uma aposta segura!

Veja agora como dar nó em gravata simples: Comece colocando a gravata por baixo do colarinho e cruze a parte larga sobre a parte mais estreita. Deslize a parte mais larga sobre a estreita, enrolando.

Feito isso, passe a parte larga por cima e coloque-a por dentro da segunda volta. Então, puxe a ponta e deslize a parte larga sob a estreita.

Pronto? Agora ajuste no pescoço e cuide para que a parte estreita fique alinhada atrás da parte larga da gravata, ficando escondida para dar o visual fit e elegante! Este é um nó de gravata simples e rápido!

No de gravata conheca os tipos para casamento No de gravata conheca os tipos para casamento

Nó Windsor

O nó Full Windsor ou apenas nó de gravata Windsor – que foi usado pela primeira vez pelo duque de Windsor, da Inglaterra – combina com camisas mais sofisticadas, de colarinhos mais amplos e tecidos não muito espessos.

O nó Windsor, também conhecido como nó cheio, é feito com laçada dupla e combina perfeitamente com casamentos! É o nó das grandes ocasiões.

Como fazer nó de gravata Windsor é mais complexo, mas não tão complicado como a maioria pensa.

Comece cruzando a parte larga sobre a parte estreita. Faça uma “fivela” subindo a parte larga e rebaixe-a. Coloque a parte larga para o outro lado e faça outra fivela subindo a parte larga pela gravata e baixe-a. Horizontalmente, passe a parte larga pela frente da parte estreita.

Desfaça os amarrotados e passe a parte larga na fivela. Mantenha a parte estreita e puxe delicadamente a parte larga para apertar a gravata. Centralize o nó ao alto, bem no meio do colarinho e pronto!

Casamento Suellen e Lucas

Nó Semi-Windsor

Já o nó Half Windsor ou Meio-Windsor/Semi-Windsor – também conhecido como nó francês, de menor volume e menos formal que o nó Windsor – é perfeito para gravatas mais finas e pouco espessas, ficando rente ao colarinho.

Para fazer esse nó de gravata não há mistério, veja como fazer nó em gravata é simples: cruze a parte larga sobre a parte mais estreita. Mantenha o cruzamento e faça uma “fivela” subindo a parte larga sob a gravata e faça-a sair.

Feito isso, passe a parte larga de maneira horizontal por trás e depois pela frente da parte estreita. Entre no cruzamento, passando verticalmente a parte larga e deslizando-a na “fivela”. Puxe para formar o nó e deslize até o último botão do colarinho. A parte estreita não deve ficar visível e a extremidade da parte larga deve ficar nivelada com o cinto. Seu nó francês está pronto!

No de gravata conheca os tipos para casamento

Nó Borboleta

Se o noivo vai usar um smoking preto, a gravata borboleta é uma boa opção. Embora ainda seja pouco comum no Brasil, a gravata borboleta dá um ar mais moderno e super chique. É indicada para festas grandes, com muitos convidados. Para usar, prefira sempre as cores mais escuras (preto, azul escuro, vinho) para se destacar no terno ou fraque. A camisa precisa ser clara e o colete também pode ser incluído.

A gravata borboleta – lisa ou estampada – pode ser usada, também, com terno, colete, suspensórios e flor na lapela. O resultado será um noivo moderno, que não tem medo de ousar e um visual muito descontraído.

Para fazer o nó gravata borboleta, comece colocando uma das partes mais baixa do que a outra. Cruze a parte a parte larga na parte mais curta e deslize a parte longa para cima. Forme as duas asas da borboleta, dobrando a parte mais cura.

Em seguida, passe a parte longa para frente do nó que está se formando. Esconda a parte longa por baixo da parte dobrada. Ajuste a borboleta puxando as asas. A largura deve ser equivalente à distância entre o centro dos olhos.

No de gravata conheca os tipos para casamento

Tipos de gravatas

Existem basicamente três principais modelos de gravatas que são:

Gravata borboleta – A gravata borboleta é bem padrão, porém simples e linda. Esse estilo de gravata quando comparado às gravatas longas tradicionais são bem menores e pouco chamativas fazendo com que o terno seja o centro das atenções. A praticidade da colocação e da retirada da mesma também são fatores que fazem com que o homem goste desse tipo de acessório.

Gravatas padrão ou standard – As gravatas padrão (ou clássicas) têm espessura que vão dos 6,5 aos 8 cm. São as preferidas de executivos e profissionais mais conservadores. No entanto, são versáteis e podem conferir, também, um toque moderno na composição. Para isso, a dica é priorizar trajes com cortes mais ajustados ao corpo.

Gravata skinny ou slim – As gravatas skinny ou slim possuem um estilo diferente, mais leves, mais simples e mais modernas que os modelos tradicionais. Possuem geralmente o mesmo comprimento que as gravatas convencionais, porém são menos alongadas nos lados.

Casamento Vanessa e Davi

Qual a melhor gravata para cada ocasião?

Tratando-se de gravatas, a escolha de cores e estilos influenciará diretamente na impressão que você transmitirá ao mundo. Confira quais são as opções mais indicadas para cada circunstância social:

Casamentos e festas elegantes

Se você for o noivo, parente que ficará no altar ou padrinho, prefira modelos lisos, de espessura slim ou média e em cores metálicas, como o prata. Se a elegância do evento for notória, aposte na gravata borboleta.

Jantar de negócios e situações formais

Em jantares de negócios ou em momentos mais formais (como entrevistas de emprego), prefira gravatas mais tradicionais e com cores discretas.

Casamento Diolene e Rondinele

Encontro romântico

Se for o caso de um relacionamento sério, vale perguntar à parceira a cor do traje que ela usará para que você possa combinar a cor da sua gravata com a roupa dela. Já se for o caso de um flerte — ou um novo amor —, priorize as cores que são discretas e, ao mesmo tempo, alegres (como tons de vermelho, verde e azul).

Ocasiões informais

Em situações mais casuais ou nas quais você buscar, prioritariamente, o estilo em uma versão mais moderna, invista em gravatas slim, em tons vivos. Ou, se quiser ainda mais despojamento, use gravatas borboletas estampadas (o xadrez é uma excelente escolha) com roupas mais descontraídas, como jeans, suspensórios, coletes e boina, mas nunca tudo ao mesmo tempo.

Traje a rigor

Quando a ocasião tiver o código de vestimenta anunciado no convite, é preciso seguir à risca as exigências do traje em questão. Nesse caso, não é recomendado que haja muita ousadia ou inovação na composição.

A escolha da gravata de noivo e do nó da gravata deve vir acompanhada de alguns cuidados básicos para não comprometer o visual do noivo: evitar a combinação de tecido brilhante e cor muito chamativa, evitar modelos exageradamente largos e não deixar a gravata ultrapassar a fivela do cinto. E lembre-se: gravata frouxa é sinônimo de desleixo e não de descontração ou estilo despojado.

Portanto, se você está pensando em se casar, que tal um pedido de casamento surpresa e, para surpreender mais ainda, aparecer para ela em um visual todo elegante e charmoso de paletó e gravata. E mostrar que você até já sabe como dar nó de gravata?

E não se esqueça das alianças de ouro! Afinal, o pedido tem que ser completo!

Confira mais algumas fotos que selecionamos para te ajudar na hora de escolher a gravata e o nó de gravata!

No de gravata conheca os tipos para casamento   No de gravata conheca os tipos para casamento

Casamento Heloiza e Tulio

No de gravata conheca os tipos para casamento   No de gravata conheca os tipos para casamento

No de gravata conheca os tipos para casamento   No de gravata conheca os tipos para casamento

No de gravata conheca os tipos para casamento

Casamento Francine e Geovani

No de gravata conheca os tipos para casamento

Nó de gravata: aprenda agora!

No de gravata conheca os tipos para casamento

No de gravata conheca os tipos para casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No dia do seu casamento coisas que você deve evitar

No dia do seu casamento: 11 coisas que você deve evitar

Casamento William Bonner sem medo da segunda vez

Casamento William Bonner: sem medo da segunda vez