in

Pajem para casamento: looks para todos os estilos

Pajem para casamento looks para todos os estilos

Se você está planejando a cerimônia de casamento e só pensou na florista e daminha de honra saiba que pode acrescentar mais encanto a essa etapa se contar também com um pajem. O pajem de casamento, assim como a daminha dão um ar de graciosidade e tradição ao casamento.

Você sabe o que é o que é pajem de casamento ou o que o pajem pode levar no casamento? Bem, mas de uma coisa temos certeza, ter pajens na cerimônia, ao lado das daminhas de honra, é aposta certa para ampliar os sorrisos de todos.

O que é o pajem de casamento?

Para os mais supersticiosos, convidar crianças para serem os pajens e daminhas era uma forma de simbolizar a proteção aos noivos, já que por serem consideradas puras como anjos, conseguiam afastar os maus espíritos. Há ainda a crença de que elas representam os futuros filhos do casal e a nova família que estão formando.

Com um pouco mais de idade, o pajem casamento é puro charme e os pequeninos arrasam corações com sua fofurice.

E, cá entre nós, imagine a felicidade deles ao serem incluídos como personagens de destaque, no papel ‘pajem casamento’ no seu casamento dos sonhos.

O ideal é que eles sejam eleitos entre os familiares ou amigos muito próximos. Vale de tudo: sobrinhos, filhos, filhos de amigos, afilhados etc. Mas, é preciso levar em conta o grau de intimidade, já que vocês devem ter certeza que eles não irão desistir em cima da hora e que irão seguir com o combinado.

Não deixem de explicar às crianças que este é um dia e um momento muito especial para vocês. Alertem que haverá muitas pessoas e fotógrafos, para que eles não “travem” na entrada.

Quanto a idade, não existe regra, as daminhas e pajens podem ser de qualquer idade. Mas lembre-se que eles irão entrar em uma igreja lotada e que isso pode intimidar os mais novos. Também deve-se pensar qual a função do pajem no casamento para que a idade de cada um se se encaixe nas diferentes funções.

Lembre-se que eles precisarão enfrentar uma plateia enquanto caminham em direção ao altar, usando roupa de pajem, que é linda, mas não faz parte do dia a dia da criança.

Quando o pajem conhece bem os noivos fica mais seguro para cumprir seu papel sem travar no meio do caminho.

Mas fora isso, quando eles fazem alguma coisa fora do programado só acrescentam descontração e graça. A verdade é que dama de honra e pajem roubam a cena em casamento!

E caso esteja em dúvida entre pagem ou pajem de casamento para anotar aí em seu planejamento, problema resolvido. O certo é ‘pajem’ ok?

Pajem para casamento looks para todos os estilos   Pajem para casamento looks para todos os estilos

Como convidar os pajens?

Assim como os padrinhos, os pajens e as daminhas são integrantes especiais de uma festa de casamento, pois são eles os guardiões do tão esperado momento: a entrega das alianças

Por este motivo você não pode fazer feio na hora de convidar os pequenos. Use a cabeça e a criatividade em seu convite pajem casamento para agradar a criançada.

E lembre-se que tão difícil quanto escolher os itens de sua lista de casamento, também será agradar as crianças. Portanto, capriche em suas escolhas!

A lembrança para pajem de casamento deve surpreendê-los, e para isso vale: convite com suspensórios, caixas de lápis de cor e livrinho para colorir, presilhas de cabelo, bonecos, carrinhos e docinhos!

Pajem para casamento looks para todos os estilos   Pajem para casamento looks para todos os estilos

Quem paga as roupinhas das crianças?

Muitas noivas ficam em dúvida se devem ou não pagar a locação dos vestidos ou dos terninhos, por exemplo. Não existe regra quanto a isso. Cabe à noiva saber se a locação da roupa de pajem para casamento pode ser incluída em seu orçamento. Se sim, é de bom tom arcar com essa despesa, deixando para os pais, se assim bem entender, os custos com os sapatinhos e meias.

Caso não esteja previsto no orçamento, já que são tantos gastos que os noivos assumem nessa época como, por exemplo, a decoração de casamento 2018, não há problema em passar para os pais das crianças esse custo, podendo, muitas vezes, a noiva presentear os pajens e as daminhas com os acessórios (suspensórios, bonés, sapatos, tiaras etc).

O que precisa ficar bem claro, antes de se fazer o convite oficialmente, é a despesa com o traje pajem casamento que caberá aos pais da criança, a qual deverá ser informada no momento do convite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *