Save the date: saiba tudo sobre o pré convite | Guia Noiva

Save the date: saiba tudo


Save the date saiba tudo

Se já marcou a data do seu casamento, chegou o momento de dar esta boa notícia para todos os seus amigos e familiares através de um save the date.

Cada vez mais popular entre casais que estão planejando um casamento, o save the date ajuda os convidados a se organizarem com mais antecedência. Mas será que este pré convite é realmente necessário?

O que significa save the date

Traduzindo para o português o Save the Date é “reservar a data”. Uma forma dos noivos avisarem a data do casamento antes da entrega do convite.

É um pré-convite enviado entre seis e quatro meses antes do casamento (o Convite de Casamento mesmo deve ser enviado de 2 a 3 meses antes). É um jeito diferente e criativo de envolver seus convidados em seu casamento.

Essa antecipação da data pode ser uma boa saída para casos em que o acontecimento ocorrerá muito próximo a feriados, quando você só poderá entregar os convites próximo ao dia de sua realização ou, ainda, quando o evento é de grande porte.

E também é legal porque assim, os convidados conseguem se programar melhor e não marcar compromissos na mesma data.

Esse aviso antecipado é bacana para os noivos que planejam realizar um destination wedding, pois todos os convidados terão um tempo maior para se organizar, comprar passagens e reservar hotéis.

Febre nos Estados Unidos, essa ideia de pré-convite chegou ao Brasil há algum tempo e tem sido utilizada principalmente em save the date casamento, mas você pode usá-la também para outros eventos — afinal, é uma ótima maneira de garantir que seus amigos, familiares e clientes estejam disponíveis no dia.

Outra vantagem do save the date tanto para o casal quanto para os convidados é que quem deseja dar presentes mais caros já pode começar a pensar nisso bem antes do casamento. Assim, a pessoa pode entrar em contato com o casal e falar sobre o assunto, além de também descobrir os melhores dias e horários para entregas.

Save the date saiba tudo

Quando enviar o save the date

Em geral, o convite save the date deve ser enviado em torno de 6 meses antes do evento. Pode parecer muito, mas lembre-se de que, faltando de 1 a 2 meses para a data, você enviará o convite completo, com todas as informações necessárias.

Em alguns casos, no entanto, o save the date deverá ser enviado com ainda mais antecedência. Se você terá muitos convidados que precisarão se deslocar de outra cidade, considere enviar o aviso de data com uma antecipação de 8 a 10 meses.

Em casos ainda mais excepcionais, quando há pessoas que virão de outro país para comparecer, o ideal é informá-las da data com, no mínimo, 1 ano de antecedência.

Um ponto legal é que esse pré convite deve ter uma linguagem bem informal, como “Amiga Cristina” ou “Tio Pedro”, por exemplo.

Pode ser colorido, com caricatura, desenho ou como a imaginação desejar – produza um save the date criativo.

Além disso, por ser um convite mais simples e objetivo, possui apenas 4 informações relevantes:

  • Motivo do evento
  • Nome de quem está convidando
  • Data da festa
  • Cidade em que ocorrerá a cerimônia

Caso o casal possua alguma hashtag, é importante inclui-la no save the date.

A diferença entre o convite tradicional e o pré-convite está na formalidade e quantidade de informações.

Se o casal já tiver o site do casamento, é bem simpático colocar o endereço online e no site já ter informações como dicas de hotéis e restaurantes próximos de onde ocorrerá o casamento.

E não podemos esquecer de indicar também cabeleireiros, afinal, as mulheres precisam estar lindas. Assim, elas podem ir pensando com antecedência, por exemplo, nos penteados para cabelos cacheados.

Essas informações são super úteis para os convidados.

save-the-date-casamento (1)

Save the date saiba tudo  Save the date saiba tudo

Modelos de Save the Date

Diferente do convite de casamento, o save the date é bem mais informal, pode ter “a cara dos noivos”, ser divertido e despojado.

Pode também seguir a identidade visual do casamento, as mesmas cores, materiais etc, mas realmente não precisa de tanta formalidade.

O formato pode ser escolhido de acordo com a imaginação do casal.

Pode ser um cartão postal enviado pelo correio, um imã de geladeira, um vídeo ou até mesmo um e-mail ou outra forma online. Confira alguns modelos de save the date:

Impressos

O casal pode optar por um save the date impresso, que esteja de acordo com a identidade visual criada especialmente para sua celebração.

Neste caso, existem duas vantagens: seus convidados já terão uma ideia de como será o estilo do casamento e o custo/benefício se torna bem interessante, pois existem pacotes oferecidos pelas gráficas, nos quais este item está incluído.

Save the date saiba tudo  save-the-date-casamento (6)

Digitais

Para os casais antenados o save the date digital é uma ótima opção. Os noivos definem como será o template, que pode agregar diversos tipos de imagens, inclusive fotos, e enviam o save the date online por e-mail, Whatsapp ou através das redes sociais.

Esta é uma forma rápida, divertida e econômica de divulgar a data de seu grande dia.

Imãs de geladeira

Os imãs de geladeira podem ter vários formatos e é uma ótima opção para quem deseja elaborar um save the date de baixo custo, mas com uma carinha totalmente personalizada.

Um dos mais utilizados é o calendário, no qual o dia do casamento pode receber uma marquinha romântica ou até mesmo divertida.

Fotos do casal

Para que seus registros se tornem ainda mais interessantes, o casal pode utilizar objetos como placas, bandeirinhas e balões, ou se aproveitar de elementos encontrados na natureza, como galhos ou a areia da praia, para inserir a data de seu casamento.

Uma simples caixa de giz pode contribuir com a elaboração de painéis, nos quais os noivos se posicionam para criar cenários surpreendentes.

save-the-date-casamento (8)  Save the date saiba tudo

Destination wedding

Se optou por realizar o tão sonhado destination wedding, aproveite para registrar a data de seu grande dia de uma maneira personalizada e inovadora. Você pode criar um boarding pass indicando o local de destino ou enviar um mapa junto a uma maletinha de viagem recheada de gostosuras.

Filmagens

Românticos, divertidos, moderninhos ou em estilo vintage, são algumas das propostas, que grandes videomakers vêm trazendo para os casais. Você pode contar sua história de uma forma romântica ou investir em cenários deslumbrantes, para criar um save the date, que se transformará em uma das mais belas recordações de seu casamento.

DIY

Outra idéia é você mesmo confeccionar os save the date, assim você dá um toque personalizado e se diverte, entrando no clima do seu casamento.

save-the-date-casamento (2)

Mas sabemos que são muitos detalhes até o “sim”, e você tem muitas coisas para resolver como a decoração de casamento, o vestido de noiva e a lua de mel.

Portanto, não se preocupe, você também pode procurar na internet modelos de save the date editável. É super fácil!

E como existe um custo que envolve enviar esse pré convite, a opção online é super válida para os casais com orçamento mais apertado.

Confira algumas ideias!

Save the date saiba tudo  Save the date saiba tudo

save-the-date-casamento (13)

save-the-date-casamento (1)

save-the-date-casamento (7)

save-the-date-casamento (9)

save-the-date-casamento (11)

save-the-date-casamento (12)

Se você já está pesquisando sobre o Save the Date já está na hora de baixar as listas de Chá de Cozinha, Chá Bar e Chá de Lingerie.

Post Relacionado


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU