in

Traje esporte fino não existe: saiba mais

Traje esporte fino nao existe saiba mais

Quem já não passou pelo apuro de receber um convite para uma festa que pede traje esporte fino e não tem a mínima ideia do que deve vestir? É claro que hoje em dia tudo fica mais fácil com as buscas na internet mas, o que é exatamente esse estilo de roupa?

Publicidade

Pois bem, traje esporte fino, como chamamos aqui no Brasil, nada mais é do que o traje passeio ou o antigo tenue de ville. Veja neste post o que você poderá usar nessa festa. E não se esqueça de responder ao RSVP, no rodapé em letras miúdas (Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa para: “Responda por favor“) e confirme presença no evento.

O que é traje esporte fino?

Quando o dress code de um evento é traje esporte fino, isso significa que o traje tem um toque de formalidade mais ainda é descontraído o suficiente para ser confortável. A roupa esporte fino é um “upgrade” no traje esporte e aparece muito em almoços, vernissages, teatros.

O traje esporte fino ou passeio é, normalmente, indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais.

Publicidade

Na prática significa, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas enfim: é a gravata em sua versão informal.

Para as mulheres: pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

Traje esporte fino nao existe saiba mais   Traje esporte fino nao existe saiba mais

O que é traje esporte fino feminino?

O traje esporte fino nada mais é que um traje intermediário entre o estilo esportivo – informal e descontraído, e o traje passeio completo ou social.

Publicidade

Para as mulheres, este estilo possibilita muitas opções. É possível optar por calças jeans com camisas de cores básicas, estampadas ou de renda acompanhadas de um belíssimo terninho. Nos pés, prefira salto alto ou sapatilhas clássicas. Já os acessórios devem ser usados com moderação e cintos, de acordo com a estrutura da calça.

Traje esporte fino nao existe saiba mais  Traje esporte fino nao existe saiba mais

Se você prefere os vestidos ou saias, opte por modelos mais simples, sem muita sofisticação (nada de muito brilho!), vale a pena dar uma olhada nos modelos de vestidos evangélicos. Também neste caso prefira os saltos, nunca use as famosas rasteirinhas. Seja discreta na escolha dos acessórios, que não devem ter excesso de brilho.

Enfim, as mulheres têm uma considerável liberdade de se vestir em termos de “etiqueta”, por isso, deve sempre orientar-se pelo bom gosto, algumas regras, e de vez em quando, pela moda.

Publicidade

O traje esporte fino para mulheres, em si só, consiste em uma ampla gama de possibilidades, desde saias e calças lisas ou estampadas, terninhos, vestidos mais leves, camisas e até tops.

Traje esporte fino nao existe saiba mais   Traje esporte fino nao existe saiba mais

O salto dos sapatos deve ser baixo, médio ou alto, mas claro que não precisam ser tão chiques quanto os sapatos para noivas, não é mesmo? As bolsas devem ser em tamanho médio (nunca maxi), e o material, de preferência mais leve, como tecido, assessórios discretos e a maquiagem pode ser leve e discreta.

Um curinga para a roupa esporte fino feminino é o cocktail dress. Trata-se de um vestido que vai bem para eventos desde os semiformais até o black tie. O comprimento frequentemente toca o tornozelo (cerca de 5cm acima, é chamado comprimento de chá).

Publicidade

Antes de meados do século 20 este tipo de vestido era conhecido como “fim de tarde”. Depois, passou a ser chamado de “vestidos de baile” e ganhou o título atual (cocktail) nos anos 80.

Traje esporte fino nao existe saiba mais   Traje esporte fino nao existe saiba mais

Dicas práticas para acertar no traje esporte fino feminino

A primeira dica é: tenha em mente que um traje esporte fino feminino significa apostar na pegada esportiva, porém, continuar arrumada. O que inclui até um jeans liso e sóbrio, bem-modelado, por exemplo.

No entanto, a melhor estratégia para acertar no figurino é compor o visual com vestidos básicos, camisas em tecidos nobres, calça de alfaiataria ou saias elegantes, entre outros.

Publicidade

O blazer é uma opção praticamente impossível de errar. É sempre chique, um coringa, e além de tudo, muito acessível.

Traje esporte fino nao existe saiba mais

Se você quer usar um vestido longo, opte por tecidos mais fluidos, leves, como uma boa malha, e acessórios discretos.

Vestidos chemise em alfaiataria ou em malha mais firme também atendem às necessidades. No caso do vestido curto ou longuete, o segredo é o tecido, que pode ser um pouco mais sofisticado e estruturado. Assim, ele não fica informal demais. Pode incluir aí um brilho sutil.

Publicidade

Um tubinho com jaqueta combinando tem tudo para você não passar despercebida. E, se não deu tempo para encontrar o vestido curto mais elegante, dê seu toque chique com maxibrincos ou maxicolares. Eles proporcionam um charme extra e valorizam a beleza sem chamar atenção demais.

Traje esporte fino nao existe saiba mais   Traje esporte fino nao existe saiba mais

Esse é um excelente traje esporte fino para casamento durante o dia vestida assim. Mas, se você for a madrinha, aí será preciso um vestido para madrinha um pouco mais elaborado.

Publicidade

Os macacões de alfaiataria e o casaquetos bem-cortados também são ótimas opções de traje esporte fino feminino para casamento.

Os tecidos mais indicados para o traje esporte fino feminino são: brim, sarja, tweed, veludo cotelê, lãs finas e outros materiais mais encorpados.

Utilize uma boa joia ou uma bijuteria marcante e uma linda bolsa de couro para esbanjar estilo e glamour na medida certa.

E o que não se deve vestir para um evento de traje esporte fino feminino à noite? Mega decotes e saias curtíssimas devem ser evitados, assim como muitos brilhos e joias. A ideia é ser chique de uma forma discreta e formal, mas esbanjando estilo próprio.

Traje esporte fino nao existe saiba mais

O que é o esporte fino masculino?

O traje esporte fino masculino são as roupas sociais e um blazer, a calça jeans ou as de brim, podem combinar com uma camisa de botão e um blazer. O uso de gravata fica a critério de cada um.

As camisetas devem ser básicas, com cores neutras e uniformes. Os cintos continuam seguindo a velha regra: devem ser da mesma cor que os sapatos. Estes por sua vez devem sempre em estilo social. E, nada de tênis!

Combinando sapatos e cintos – Para completar o look, sapatos de couro com cadarços e cinto também em couro, mais estreito e em estilo social, com uma fivela discreta.

Traje esporte fino nao existe saiba mais

Quando o paletó é preto, azul ou cinza, o sapato é sempre preto. Para tons de bege, marrom ou verde, sapatos marrons são a melhor escolha. E o cinto deve ser sempre da mesma cor do sapato. Meias podem combinar com a cor dos sapatos ou calças, mas para não dar margem a erros, escolha uma cor que combine com a calça.

Finalmente lembre-se: na hora de usar traje esporte fino para homem o que manda mesmo é o bom senso. Este look é ideal para qualquer ocasião como trabalho, passeios diversos, e até mesmo para a noite em ambientes não muito sofisticados.

Que tal, gostou de nossas dicas? Agora já sabe o que vestir quando o evento for traje esporte fino? Confira mais algumas fotos que selecionamos!

Traje esporte fino nao existe saiba mais   Traje esporte fino nao existe saiba mais

Traje esporte fino nao existe saiba mais  Traje esporte fino nao existe saiba mais

Traje esporte fino nao existe saiba mais  Traje esporte fino nao existe saiba mais

Traje esporte fino nao existe saiba mais  Traje esporte fino nao existe saiba mais

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decoração para casamento simples: pode ser sofisticado também!

Casamento Tamires e Murilo

Casamento Tamires e Murilo