in

Vestido de dama de honra: 64 inspirações encantadoras

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

A dama de honra é uma coadjuvante importante de seu casamento, por isso, a escolha do vestido de dama de honra tem que ser cuidadosa, seja ela uma pequena daminha ou uma jovem dama!

O importante é que ela ou elas estejam vestidas à altura da ocasião. A entrada das daminhas é um dos momentos mais aguardados da cerimônia. Por isso, selecionamos dicas e fotos para te ajudar na hora de escolher o vestido para a dama de honra.

Como fazer um vestido de dama de honra

A tradição das damas (adultas como ainda acontece em muitas cerimônias) entrarem nos casamentos surgiu na Idade Média, quando as amigas mais próximas se vestiam de forma similar e entravam antes da noiva no cortejo, a fim de afastar qualquer sentimento ruim ou energia negativa de perto dela.

Com o tempo, as damas mirins entraram em cena para dar um toque gracioso às cerimônias. Graciosas, lindas e delicadas, elas acompanham o pajem de casamento na hora de levar as alianças, a cauda do vestido de noiva, as plaquinhas para casamento ou ainda jogam pétalas de flores pelo caminho até o altar.

Hoje em dia há daminhas crianças, damas adolescentes e até mesmo damas adultas. E o ideal é que a escolha do vestido para dama de honra seja coerente com a idade da dama.

As crianças costumam usar vestido de daminha longo e rodado, lembrando bonecas e princesas. Já os vestidos de damas de honra jovens, podem ter comprimento curto ou midi. Os modelitos podem ser rodados ou mais retinhos, fica a critério da noiva e de suas damas.

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

Harmonia com o estilo do casamento

Na hora de escolher o modelo de vestido de dama de honra – ou das suas daminhas – lembre-se de manter uma identidade vinculada ao estilo do seu casamento.

Hoje em dia, há uma grande variedade de estilos de casamento, portanto, basta escolher o seu e planejar com cuidado para manter tudo em sintonia, podendo ser romântico, alegre, descontraído, colorido etc.

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

Respeite o horário e local do seu casamento

O modelo, cor e tecido do vestido dama de honra devem combinar com a proposta da cerimônia. Para casamentos diurnos, minimalistas e ao ar livre, aposte em tecidos fluidos, como o voil. Tons de bege, azul Tiffany, rosa claro e nude são bem-vindos. Até mesmo as estampas florais são permitidas para damas adultas ou crianças.

À noite, entretanto, a história muda de figura. Um toque de glamour deve estar presente. Tecidos refinados, como a renda, o shantung e a seda são ótimas escolhas. Aplicações de pérolas e outras pedrarias podem compor o vestido.

Para você que vai escolher vestido de dama de honra branco, as faixas coloridas dão um toque incrível ao vestido. Uma delicada e elegante faixa colorida dá um toque de cor ao vestidinho branco.

Você pode combinar a cor da faixa com a dos vestidos das suas madrinhas, unindo todos as protagonistas da sua cerimônia. Esta é uma dica bem bacana para combinar os vestidos e respeitar a identidade visual do seu casamento.

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

Respeite a idade da dama

Parece ser algo muito simples falar que é preciso considerar a idade da dama, mas muitas noivas pecam nesse aspecto. Crianças não devem parecer adultos e adolescentes não devem parecer criancinhas.

Se você tiver mais do que uma dama e elas tiverem idade igual ou próxima, é recomendado que o vestido de dama de honra infantil seja igual, traz maior harmonia e sinergia entre elas.

Mas se tiverem idades muito diferentes, por exemplo, se forem jovens, é preciso respeitar a idade na escolha, não esquecendo que os vestidos para damas de honra jovens precisam ter a mesma linguagem.

Na hora de escolher a composição ideal de vestuário, sapatos e penteado, é importante que cada peça tenha as devidas características infantis e juvenis.

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras   Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

A dama não é uma mini noiva

A sua daminha não é uma mini noiva e, por isso, não é recomendado que o vestido daminha seja uma réplica ou parecido com o seu vestido de noiva. No entanto, se o seu vestido é glamuroso, o vestido da dama também precisa seguir na mesma linha.

Uma tendência em roupas de damas é o vestido dama de honra infantil delicado, com cintura alta e faixa. Nas cerimônias diurnas, vestidos um pouco mais curtos, mostrando o sapato das daminhas, trazem um ar infantil charmoso e apropriado para a ocasião.

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

Deixe a dama participar da escolha

Você tem desenhado na sua cabeça o seu casamento dos sonhos, e deve ter suas preferências, sem esquecer que os vestidos para daminhas também devem estar em harmonia com todo o casamento. Pois bem, embora a prioridade para escolher o vestido seja sua, é carinhoso deixar a dama de honra participar dessa escolha.

Mostre para ela as opções que você gostou e escute a opinião dela. No caso dela ser muito pequena, mostre para a mãe dela. Deixe ela experimentar as opções e ver qual ela se sente melhor. Ela também precisa estar se sentindo linda e confortável neste dia.

Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras   Vestido de dama de honra x inspiracoes encantadoras

Escolha com antecedência

Os vestidos dama de honra jovem ou infantil devem ser escolhidos com dois meses de antecedência, em comum acordo entre a noiva, as damas e as mães das damas, caso elas sejam crianças.

4 Comments

Leave a Reply

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *