Vestido de daminha de honra: 25 modelos para se inspirar! | Guia Noiva

Vestido de daminha de honra: 25 modelos para se inspirar!


Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Todos sabemos que a noiva é a autoridade máxima em deslumbre durante o casamento, mas não podemos do vestido de daminha, pois a pequena estrela da festa também quer brilhar.

Se você quer que sua daminha de honra encante na cerimônia de casamento, veja as dicas e os modelos que selecionamos, que vão arrancar suspiros em sua festa!

Vestido para dama de honra deve ser confortável

No vestido de daminha é importante que as pequenas sintam-se confortáveis e à  vontade. Elas querem estar lindas, mas como ainda são crianças também precisam de um modelo que garanta liberdade a seus movimentos.

Para isso, vestidos de daminhas mais leves e soltos, com tecidos mais fluidos, são mais apropriados.

Muitas meninas enxergam também em seus vestidos de damas a aura de princesa e, portanto, luvas, fitas de cetim, rendas e enfeites delicados adornando a cintura ajudam a compor esse sentimento.

Saias longas e volumosas, compostas por tules e outros adereços, também configuram esse estilo de realeza. Elas adoram!

A cor branca é muito tradicional, mas os tons pasteis também são muito indicados para os vestidos de daminhas de casamento.

É importante avaliar o estilo do casamento e da decoração para que os vestidos para daminhas estejam de acordo com o clima da festa.

Da mesma forma que a noiva é quem decide sobre o vestido para madrinha, é ela também que escolherá o vestido das daminhas.

Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar

Como fazer vestido de daminha

Um dos momentos mais fofos de um casamento é a entrada das daminhas de honra. Como todos os olhares estarão voltados para ela durante este momento, é fundamental que elas estejam lindas!

Se você está organizando o seu casamento e ainda não escolheu o vestido para a daminha, confira nossas dicas para te ajudar na escolha!

Considere o local e o horário da cerimônia

Na hora de definir um traje, é sempre importante ficar atento aos detalhes da cerimônia, já que são eles que ditam aspectos fundamentais como o tecido, o comprimento e a presença (ou não) de brilhos e detalhes.

Para os casamentos à noite, por exemplo, dê preferência aos tecidos mais nobres e aos modelos de vestido de daminha para casamento com brilhos ou com alguns bordados. Já os casamentos durante o dia (pela manhã ou à tarde) pedem tecidos mais leves e modelos com menos brilho.

Lembre-se que o local da cerimônia interfere na escolha. Um casamento na praia, por exemplo, pede por um vestido mais leve e curto, que facilite a locomoção da criança e também traga conforto. Diferente de um vestido para uma cerimônia formal, em uma igreja.

Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar

Qual a estação do ano

O casamento será no verão ou no inverno? É fundamental consultar as condições climáticas antes de definir o vestido para daminha de casamento, afinal ela precisa estar confortável.

No inverno, aposte em tecidos mais encorpados como o veludo e o tafetá, ou em sobreposições capazes de aquecer e deixar a criança bonita, como boleros e até casacos que tenham relação com o modelo do vestido.

Já para encarar as altas temperaturas do verão brasileiro, opte por tecidos leves e modelos esvoaçantes, como o algodão, a organza e a seda.

Não escolha um vestido de noiva em miniatura

Um dos erros mais comuns na hora de escolher o vestido da daminha é imaginar que ela deve ser uma espécie de “mininoiva”. É bacana escolher um modelo de vestido que esteja em harmonia com o vestido da noiva, mas não uma réplica.

Qual o estilo da cerimônia e dos noivos

O casamento será romântico ou mais moderno e despojado? O traje dos noivos é formal ou com cortes diferenciados? Leve isso em consideração quando for escolher os vestidos de daminhas.

Isso porque é preciso que todos os trajes tenham uma sintonia entre si. Se vocês são um casal moderno e que dispensam o formalismo, um vestido de daminha tradicional pode ficar destoante.

Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar

Escolha com bastante antecedência

Se você optou por um vestido de daminha de honra para alugar, o mais indicado é que a escolha seja feita com mais ou menos dois meses de antecedência.

É preciso fazer, no mínimo, duas provas para garantir que o tamanho e o comprimento estejam precisos para o grande dia (lembre-se de que as crianças podem crescer bastante de um mês para o outro, dependendo da idade).

Se você planeja mandar fazer o vestido, o ideal é que esse período mínimo seja de quatro meses de antecedência. Afinal, você terá de separar tempo para escolher o modelo, o tecido, as cores e todos os outros detalhes.

Qual a cor ideal do vestido para daminhas

Hoje em dia é bastante comum o uso de vestidos coloridos para as daminhas e até estampados, que combinam muito bem com os casamentos ao ar livre.

A escolha deve ser por uma cor da mesma paleta de cores da decoração do casamento. É preciso que tudo esteja harmonizado.

Quando a noiva decide pelo vestido de madrinha rosê, é fundamental que as cores da decoração estejam harmonizadas com esse tom.

Lembre-se que, mesmo que escolha um vestido de daminha branco, investir em alguns detalhes coloridos pode fazer a diferença e também trazer o frescor da infância.

Caso as daminhas tenham idades diferentes, pode ser legal usar cores também distintas e que estejam mais de acordo com a idade de cada uma delas. Nesse caso, você pode investir em modelos de vestidos diferentes, mas que conversem entre si, ou em modelos iguais e de cores diferentes.

Para as damas de honra adultas, o mais indicado é que os modelos dos vestidos sejam diferentes, mas as cores todas iguais. Já para as crianças, as cores podem variar — o conjunto, colorido, fica bem relacionado à idade das pequenas.

Vestido de daminha de honra 25 modelos para se inspirar

Qual tecido escolher

Investir em tecidos com bom caimento é essencial para um visual bonito e confortável. Os mais indicados, nesse sentido, são: o cetim, a renda e a organza de seda. Já os de fibras sintéticas são os menos recomendados, pois possuem um caimento ruim, que pode interferir no resultado final do vestido.

E os sapatos e acessórios?

Além de escolher o vestido, você também deverá optar por sapatos e acessórios que estejam de acordo com o modelo de vestido de daminha escolhido e também com a sua cerimônia.

Os sapatos coloridos ficam lindos. Mas fique atenta para o conforto do modelo.

Nos cabelos, invista em enfeites simples como as tiaras, as guirlandas de flores (muito românticas e indicadas para casamentos ao ar livre), as mini rosas, as fitas e os laços.

Vestido de daminha de honra 25 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 25 modelos para se inspirar

Vestido para dama de honra pode ser mais curto

Você pode optar por um vestido de daminha de casamento mais curto quando a cerimônia for realizada de dia e em lugares ao ar livre.

Enquanto o vestido da daminha mais longo e volumoso, pode ser opção para noite e em festas mais sofisticadas.

Quando as pequeninas estiverem acompanhadas por uma dama adulta, seus vestidos de daminha de casamento não precisam ser iguais, basta que conversem entre si.

Um exemplo, é a imagem abaixo do casamento do príncipe William e Kate Middleton, da Inglaterra. Na cerimônia real, a irmã da noiva foi a dama principal, e a dupla infantil usou vestido de daminha de honra no estilo bem clássico.

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Onde comprar vestidos de daminhas

Alugar, comprar, mandar fazer: qual é a melhor opção? Neste momento, algumas coisas devem ser consideradas. Primeiro, é preciso pensar no orçamento e com que antecedência o modelo será escolhido.

Comprar vestido de daminha é uma boa opção, mas a escolha exige um investimento mais alto – e é preciso considerar que a peça poderá ser utilizada apenas uma vez. Além disso, é preciso tempo de pesquisa para encontrar o vestido que melhor combina com a festa.

Já o aluguel de vestido de daminha é uma boa escolha para quem busca economia. Existe uma infinidade de modelos e muitas lojas especializadas em aluguel que costumam fazer os ajustes necessários. Por isso, é uma solução mais prática.

Também é possível mandar fazer o vestido. A vantagem, neste caso, é ter o vestido do jeitinho que você pensou. Caso essa seja a opção escolhida, procure uma costureira de confiança e encomende a peça com bastante antecedência, para que seja possível fazer as provas e ajustes com tranquilidade.

Outra opção para quem deseja gastar menos, é procurar o vestido daminha de casamento em sites de produtos importados. Muitos entregam no Brasil e, em alguns sites, é possível encontrar modelos com preços bem convidativos.

No entanto, duas coisas devem ser levadas em consideração: o tempo de entrega, que pode ser longo, então é preciso comprar com bastante antecedência; e a possibilidade de ajustes, já que não é possível experimentar o vestido antes de adquirir e os moldes internacionais são diferentes dos brasileiros.

Gostou de nossas dicas? Então veja também os lindos modelos de vestido de daminha que selecionamos para te inspirar!

Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 22 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 25 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 25 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 25 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar  Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

Vestido de daminha de honra 10 modelos para se inspirar

 

Um comentário

  1. […] o vestido de daminha de honra precisa seguir na mesma linha. Já imaginou que linda que deve ficar com um vestido que combine […]


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU