Vestido para casamento: saiba o que usar de dia ou de noite | Guia Noiva

Vestido para casamento: saiba o que usar de dia ou de noite


28.11.2018Trajes TAGS:

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Recebeu um convite para casamento e não sabe que roupa usar? Antes de escolher o seu vestido para casamento, olhe bem para o convite que você recebeu para ter uma ideia do estilo do evento.

Isso mesmo! Suas escolhas vão depender muito do horário e do local do evento. Você provavelmente vai se vestir de uma forma caso o casamento seja durante o dia e ao ar livre e de outro jeito se for à noite em um salão super chique, não é mesmo? Para te ajudar, selecionamos algumas dicas neste mini guia. Confira!

Como escolher um vestido para casamento?

Assim como, hoje em dia, há vários estilos de cerimônias e recepções de casamento, também há várias formas de você se vestir em cada um deles. Não são regras, apenas orientações que te ajudam a se sentir mais à vontade e confortável, além de elegante, seja qual for a situação.

Os casamentos podem ser realizados durante o dia, em locais fechados ou ao ar livre, na praia, no sítio ou fazendas. Ou, à noite, normalmente em locais fechados, com pouca ou muita formalidade.

Caso você não consiga identificar o estilo do casamento por meio do convite, pergunte à noiva. Assim você não corre o risco de errar!

Que tipo de vestido usar em casamento de dia

Para o casamento diurno, pense em vestido de casamento elegante ou semiformal. Mulheres, esta é a hora de usar um belo vestido colorido! Você pode usar sandálias legais, mas nunca chinelos, a menos que seja um casamento de praia ultra casual.

Mas, o casamento será de manhã ou à tarde?

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite   Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Casamento de manhã

Os casamentos de manhã costumam ser mais intimistas e pedem roupas menos espalhafatosas. O vestido de festa curto (sem exageros), e até mesmo saias com blusa ou um vestido longo florido, de um tecido menos nobre são perfeitos para a ocasião.

Os vestidos mais ajustados, lisos, com mangas curtas ou sem também são boas opções. Assim como os mídis e os vestidos na altura do joelho. Esses comprimentos são elegantes e leves, perfeitos para essas cerimônias.

Dê preferência para o vestido para festa de casamento em cores claras ou estampas delicadas. Mas atenção, claro não significa branco, nem nude. No entanto, alguns casais estão agora escolhendo um casamento monocromático e solicitando que todos os convidados usem branco. Se for esse o caso, vá junto com os desejos da noiva e do noivo.

Tecidos como crepes, sedas foscas, rendas opacas, linhos e algodões também caem muito bem.

Para combinar, use sandálias, sapatilhas ou escarpins. E lembre-se de usar um sapato adequado ao seu vestido, pois ao mesmo tempo que um calçado pode dar um up no visual, também pode derrubá-lo totalmente.

E nada de usar aquela bolsa grande que você carrega no dia-a-dia. Opte por uma clutch ou carteira. Nada de exagero nas joias e acessórios. Assim como deve escolher uma maquiagem leve.

Se você foi convidada para uma cerimônia de casamento civil, valem essas mesmas regras. O vestido para casamento civil, normalmente realizado em Cartório, pede vestidos leves, sem brilho e sem decotes profundos. Muitos vestidos evangélicos são perfeitos para essas ocasiões.

Caso haja uma recepção ou um almoço após a cerimônia, você até pode apostar em um vestido para casamento no civil longo, estampado ou rendado.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite   Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Casamento à tarde

Alguns casamentos são marcados para o período da tarde e se estendem noite adentro, o que exige a busca por uma peça suficientemente versátil para transitar pelos dois turnos de forma convincente. A dica é evitar modelo de vestido para casamento muito simples ou exageradamente trabalhado.

Caso você não tenha muitas informações sobre o dress code, procure seguir por uma linha mais suave. Via de regra, enlaces diurnos pedem vestido de festa para casamento com tecidos fluidos, cores pastel e acabamentos delicados. Já o comprimento da peça pode ser definido de acordo com a época do ano.

Pense em um vestido para casamento à noite, mas que não fique muito carregado enquanto ainda for dia. Vale o bom senso!

O vestido para convidada de casamento pode ser curto se bem sofisticado, longuete ou longo mais simples, sem exageros nos detalhes.

Como a festa deverá ir até a noite, as cores podem escurecer, mas não é obrigatório. Porém, cores muito claras nesse horário já não são mais tão indicadas. Aposte em tecidos mais encorpados como tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung).

Ainda vale apostar em sandálias, sapatilhas e escarpins. E os acessórios podem ser mais elaborados. Aposte nos brincões, são poderosos! Opte por carteiras ou clutches.

A maquiagem e cabelo também podem ser mais incrementados, pensando em uma balada à noite, mas ainda assim com leveza para o dia.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento no campo

Encontrar um modelo que seja compatível com o local do casamento e da festa é essencial. Os vestidos para casamento de dia em sitio, por exemplo, podem ser mídi, na altura dos joelhos ou curtos.

Cores suaves e tecidos lisos nobres são os mais indicados. Estampas são bem-vindas, com desenhos e cores de qualidade. Cuidado com o vestido curto para casamento com saia rodada, por exemplo, pode subir com o vento.

O vestido de renda para festa de casamento no campo também é bem legal, mas cuidado com o salto do sapato, pois dependendo do local você poderá pisar na grama ou pedras.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento na praia

O vestido para casamento de dia na praia deve ser elegante e confortável, combinado com acessórios leves. Dá para apostar em modelos longos ou curtos em cores claras e com estampas suaves.

Tanto no campo quanto na praia, para não errar ao escolher o vestido, a convidada deve observar o horário, o clima, estilo e sofisticação do casamento. Também é preciso saber combinar bem os acessórios e a maquiagem. Tudo sem exagero!

Para casamentos diurnos, lembre-se de não usar preto ou lantejoulas, pois essas são cores e detalhes mais bem reservados para ocasiões noturnas.

Dependendo do modelo do vestido, as convidadas têm um verdadeiro leque de opções de penteados e acessórios de cabelo à disposição: rabos de cavalo, coques, tiaras, tranças e grampos são só alguns exemplos.

No quesito maquiagem, vale a pena apostar em uma produção mais natural e deixar tons escuros e brilhos exagerados de lado.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Como usar chapéus em casamentos ao ar livre

Se tem um acessório que podemos dizer que é elegante com certeza é o chapéu. Principalmente para um casamento realizado durante o dia ou ao entardecer, usar um chapéu pode ser cool e chique, mas é necessário ficar atenta a alguns detalhes na hora de decidir qual usar.

Apesar do casamento ser uma ótima oportunidade para usar um chapéu, é melhor reservá-lo somente para quando as cerimônias forem realizadas durante o dia ou à tarde e de preferência ao ar livre.

São muitos os modelos, para todos os gostos e estilos, tanto para as noivas quanto para as madrinhas e convidadas. Um casamento elegante pede o uso do acessório, mas para não errar é importante que esteja em total harmonia com seu look.

Mas atenção, noivas ou convidadas mais baixas devem evitar chapéus com as abas grandes, enquanto as mais altas podem usar e abusar.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

A dica para as convidadas de casamento que querem usar chapéu é combinar a peça com a bolsa ou com o sapato. Outra opção é que o chapéu tenha uma flor combinando com o vestido. Fica elegante e passa a ideia de que a convidada se preocupou com o acessório.

A casquete é um chapéu vintage, geralmente pequeno e usado de lado, preso por grampos. Serve tanto para as noivas quanto para as convidadas e dá um toque de glamour ao visual.

Já o chapéu estilo capeline tem as abas maiores, e é ótimo para os dias de sol, ao contrário do canotier, que tem as abas curtas e superfície achatada.

Em uma cerimônia religiosa, o uso do chapéu só é correto se a cerimônia for de dia. Tirá-lo não tem sentido, pois ele faz parte da produção. De manhã, prefira abas pequenas. Ao meio-dia e ao fim da tarde, pode apostar nos modelos com abas mais largas.

Combinar o tom do chapéu com a cor do vestido também é uma ótima opção! Além disso, você ainda poderá usar o chapéu em outras ocasiões.

Independentemente do tipo de chapéu, sempre opte por uma composição que fique harmônica com a ocasião, local e cores do ambiente. Baseando-se nestes detalhes, vista-se e curta o momento pois o look estará perfeito!

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite    Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Que vestido usar em casamento à noite

Esse é o casamento em que você pode se jogar na produção. O vestido para ir em casamento noturno pode ser curto e bem sofisticado, com bordados e pedrarias, longuete ou longo. É a hora dos decotes, dos bordados, das bijuterias mais vistosas. E você pode até investir em um macacão para casamento.

Mas, se a sua opção é pelo vestido, tenha sempre em mente que os vestidos longos são sofisticados e combinam com casamentos luxuosos. Enquanto os vestidos curtos são descolados e fashion, perfeitos para festas noturnas mais moderninhas.

O longo, em geral, é para a turma do altar – a não ser que o casamento seja bem formal, mas ainda pode ser usado se não for tão detalhado quanto um vestido de madrinha geralmente é.

Evite cores muito claras e jamais, jamais use branco. Fora isso, todas as cores são liberadas. O pretinho nada básico sempre será uma bela opção. Aposte nos tecidos mais requintados como tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung).

Pode abusar dos acessórios mais rebuscados. O casamento noturno geralmente é chique e tem balada. Desta forma, capriche também na make mais noturna, complexa e definida e no penteado.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite   Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestidos curtos

Os vestidos curtos podem ficar mais fashion, românticos ou sexys dependendo da forma que você usar. Por exemplo, vestidos de saia rodada são mais românticos e delicados – principalmente se você optar por cores mais claras. Já os vestidos justos são mais sexys e ousados, e quando apostados em cores quentes, ficam sensuais.

Pode ser um vestido curto com brilho. As estampas, porém, vão depender do estilo do casamento.

Se for uma festa no campo à noite, com estilo moderninho, você pode apostar num vestido de casamento curto lindo, com estampas florais em tons mais escuros, por exemplo. Porém, se for um casamento noturno, prefira estampas mais sérias e elegantes.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite   Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestidos longos

Já o vestido para casamento longo possui diversos estilos diferentes. Se você quiser apostar nele, com certeza ficará linda e elegante. Porém, cuidado com os tecidos que você escolher, pois são eles que determinam o estilo do vestido.

Quanto mais fluído e opaco o tecido for, como o mousseline e a seda, mais moderno é o modelo. E quanto mais “pesadinho” e brilhoso, como o cetim e o zibeline, mais luxuoso.

Quanto aos decotes mais avantajados, nossa dica é: aposte nele somente se você achar que combina com a festa.

Todo vestido para festa de casamento à noite bordado requer um cuidado especial. E nos vestidos mais longos é importante tomar mais cuidado ainda. Se o casamento for moderno, use brilho em somente algumas partes do vestido. Se for mais tradicional, procure os mais discretos. E os luxuosos, pode apostar no brilho à vontade!

Em um vestido mais simples você pode apostar em cores marcantes. As cores têm um poder maravilhoso de deixar qualquer visual ainda mais lindo! Por isso, invista em diferentes tons de vermelho, azul, rosa, roxo e verde.

As mulheres de corpo Plus Size precisam usar um vestido que marque a cintura e acentue seu formato curvilíneo. Os modelos mais justos no busto e um pouquinho mais soltos na saia ficam lindos!

Mas fique longe das pregas. Prefira os modelos mais secos e com caimento, para te alongar e afinar o corpo.

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Dicas que valem para qualquer horário

  • Casamento é o evento certo para um pretinho básico. Preto só não vai para o altar!
  • A menos que você seja a noiva ou seja um pedido da própria, jamais use branco!
  • Vestidos longos são mais indicados para madrinhas ou casamentos bem formais. Mas vai do bom senso de saber diferenciar quando um vestido longo mais simples pode ficar super bem!
  • Se o vestido for mais simples, capriche nos acessórios para deixar o look mais sofisticado.
  • Admite-se terninhos e calças compridas para convidadas, mas capriche no tecido. Seda e tafetá são as melhores escolhas. Agora, se você vai para o altar, prefira os vestidos.
  • Se estiver no inverno e o seu vestido for decotado, aposte em paletozinhos de pele fake ou em boleros de tecidos preciosos como veludo, rendas, brocados ou bordados de paetês. As pashiminas e xales também são bacanas.
  • As meias-calças mais indicadas são aquelas mais finas, com alguma transparência. As rendadas podem até ser uma opção, mas apenas se forem bem discretas.
  • Não use sapato e bolsa do mesmo tecido ou muito parecidos.
  • Quebre o “conjuntinho” usando cor ou textura diferentes. Exemplo: seu vestido é preto, use-o com sandálias vermelhas e bolsinha preta de lantejoulas. Seu vestido é vermelho, prefira sandálias metalizadas e bolsinha bordada.
  • Se você foi chamada para ser madrinha, tem abertura suficiente para perguntar para a noiva o que ela quer. É de muito bom tom fazer essa pergunta, pois o look da madrinha afeta diretamente a imagem do altar e as principais fotos.
  • Geralmente a madrinha usa longo e evita as cores preto e branco, a não ser que a noiva optar por uma dessas cores para todas as madrinhas.
  • E, tenha sempre um rosto feliz. Como diz Little Orphan Annie (personagem de uma tirinha de jornal), você nunca está totalmente vestida sem um sorriso!

E aí, gostou de nossas dicas? Confira abaixo mais alguns lindos modelos de vestido para casamento que selecionamos para você escolher o que mais lhe cai bem! Depois conta pra gente de qual você gostou!

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Acessórios na cabeça

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite

Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite  Vestido para casamento saiba o que usar de dia ou de noite


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

MENU