Whatsapp Business: como usar no mercado de casamentos

Whatsapp business: como usar no mercado de casamento


Whatsapp business: como usar no mercado de casamento

Você conhece o Whatsapp Business? Sabe como utilizar o máximo do potencial dessa ferramenta? Se ainda não conseguiu responder a essas perguntas, agora é o momento. Hoje vamos falar desse aplicativo que reúne um conjunto de funcionalidades de comunicação para alavancar os contratos da sua empresa no ramo de festas e casamentos.

O aplicativo Whatsapp e toda a sua praticidade se adaptou para atender a demanda de contato entre empresas e clientes. Conhecer as vantagens e saber como usar o Whatsapp Business trarão contribuições para os negócios e farão com que a rotina da sua empresa jamais seja a mesma.

No Brasil, em 2017, o Whatsapp registrou a marca de 120 milhões de usuários ativos. O sucesso se deve à facilidade de uso e, especialmente, à economia, já que a ferramenta é totalmente gratuita.

Aplicativo ideal para alavancar serviços de casamento

Whatsapp business: como usar no mercado de casamento

O Whatsapp Business se apresenta como uma alternativa dirigida às pequenas empresas interagirem de maneira mais fácil e prática com seus clientes, por meio de ferramentas de automação, profissionalizando o negócio.

Se considerarmos que 91% dos brasileiros, de acordo com pesquisas, aderem ao aplicativo, a oportunidade de desenvolver negócios é grande.

A versão business do Whatsapp, que já está disponível para Android, tem recursos que ajudam o empresário a desenvolver um trabalho mais profissional, eficaz e com audiência. Basta criar um perfil com informações úteis para o cliente e utilizar diferentes funcionalidades disponíveis pelo aplicativo.

Além de conhecer a atualização do aplicativo é importante saber como usar o Whatsapp Business para fidelizar clientes e crescer o número de vendas.

Como usar Whatsapp Business

Whatsapp business: como usar no mercado de casamento

Se você já possui o aplicativo do Whatsapp no seu aparelho smartphone, precisa baixar a versão Business para começar a utilizar o perfil empresarial. A atualização do aplicado atende pequenos e médios negócios, assim é possível usar o Whatsapp Business sincronizado ao celular ou ao telefone fixo.

Celular

Ao instalar as duas versões do aplicativo, tanto o perfil pessoal quanto o empresarial serão utilizados em um mesmo aparelho. Essa alternativa possibilita maior segurança resguardando os contatos pessoal e profissional.

Outra possibilidade é utilizar um aparelho celular especificamente para uso profissional. Nesse caso é possível reduzir os riscos de engano de envio de mensagem e será mais fácil deixar claro qual o período de funcionamento do seu negócio, sem comprometer suas relações pessoais.

Telefone fixo

Outra forma de usar o Whatsapp Business para deixar a abordagem do seu negócio mais profissional é voltada para quem utiliza telefone fixo. Para isso é necessário ter acesso ao aparelho para receber o código de ativação, assim como na versão comum do Whatsapp.

Uma das principais vantagens é poder manter um número que as pessoas já estão habituadas a se conectar.

A sincronização do telefone fixo com o Whatsapp Business funciona para empresas que não possuem telefone celular como forma de contato, mas querem receber mensagens diretas do cliente em um smartphone. Assim, há a possibilidade de que os clientes deixem suas mensagens para verificação do número de cadastro e deixem seu número para um contato posterior.

Perfil

A maior diferença entre o app tradicional em comparação ao Business é no perfil do usuário. A partir da atualização, o aplicativo tem disponível um cenário profissional para o primeiro contato com o cliente.

Desde o primeiro contato com o Whatsapp corporativo o cliente já terá acesso a informações da sua empresa e os serviços que ela oferece no ramo de casamentos. Assim, o cliente tem certeza de que está se comunicando com a empresa e não com alguém tentando se passar por ela.

Preencher o perfil da empresa é fundamental para ter resultados eficientes.

Reflita sobre o nome que será utilizado no perfil, pois uma vez selecionado é irreversível.

Usar o nome de empresa e uma breve descrição sobre os serviços que oferece para casamentos e festas. Por exemplo: Empresa X, especializada em decoração para casamentos de todos os estilos.

É possível adicionar o endereço, inclusive com localização (mapa) se houver loja física, adicionar até dois sites e incluir um endereço de e-mail.

Também possibilita a inclusão dos horários de atendimento detalhadamente. Informando o período que estará disponível para atendimento.

Lembre-se de que o perfil deve conter o máximo de informações que despertem o interesse do cliente e transmita credibilidade.

Automação

O aplicativo empresarial tem a proposta de ajudar as empresas a organizar o relacionamento com o cliente e dar mais agilidade à comunicação. A automação é uma das principais ferramentas, pois dá opção de enviar mensagens automáticas, pré-programadas e direcionadas para o seu público ou clientes. Veja algumas opções:

  1. Mensagem automática de ausência, se o cliente entrar em contato fora do horário divulgado no perfil. A dica é preparar uma mensagem de ausência, respondendo ao cliente que está indisponível e que entrará em contato assim que possível. É uma maneira de dar atenção ao cliente, mesmo fora do horário de expediente.
  2. Mensagem de saudação com a personalidade da empresa, para os clientes novos que entram em contato pelo Whatsapp Business. O aplicativo identifica os novos contatos e pode enviar a mensagem automática de saudação e boas-vindas ao cliente.
  3. Agilidade na comunicação é a proposta do aplicativo que tem entre as opções a criação de atalhos com respostas rápidas para as perguntas mais frequentes dos clientes. A resposta rápida não é automática e para utilizá-la é preciso digitar “/+ palavra-chave”.É possível criar respostas rápidas para agradecimento, para aguardar etc.

Para o ajuste e edição das mensagens é necessário acessar configuração da empresa, selecionar a mensagem que você quer editar e realizar a alteração. O ideal é fazer alterações constantemente para que o cliente não perceba que se trata de respostas automáticas.

Vale investir na capacitação de uma pessoa/funcionário para fazer o monitoramento do app e também as edições necessárias nas mensagens.

Funil de vendas

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Assim como no Facebook Ads ou no Google Adwords, também no Whatsapp é primordial um processo de vendas bem definido. Sem esse processo, o aplicativo não fará qualquer diferença.

Não basta apenas ter um bom perfil preenchido e mostrar ao cliente que sua empresa de casamentos é super profissional se você não está utilizando as informações dos seus clientes para criar um plano de vendas.

O app também permite a criação de etiquetas para agrupar os clientes por estágio de compra ou de contato com a empresa. Suponha que você possua clientes em três níveis diferentes de relação com sua marca.

A – Clientes fidelizados

B – Novos clientes

C – Prospects

O Whatsapp Business funciona compilando clientes com perfis parecidos, para que você possa trabalhar com cada um no real momento em que eles se encontram e assim enviar promoções (C), dicas (B) e novidades (C). Etiquetas A,B e C criadas com função do momento de compra da cada cliente.

Ainda é possível adicionar quantas etiquetas forem necessárias, e agrupar por região, por estilo de festa, por valor, tipo de produto, por interesse, ou qualquer outra demanda relacionada à empresa de casamento.

Um funil de vendas que funcione efetivamente com estratégias de distribuição de conteúdo potencializa as funções do Whatsapp Business e os resultados da sua empresa.

Aplicabilidade

A versão empresarial do app apresenta meios de distribuição de conteúdo, da mesma maneira que app tradicional. Envia texto, vídeo, áudio, documentos em pdf ou imagem, por isso é importante que você entenda seu negócio, seus objetivos e seus clientes.

O uso do Whatsapp Business apresenta diversas possibilidades de métodos, mas todos dependem do objetivo que você pretende alcançar com o uso desse aplicativo.

Além de todas as funcionalidades disponíveis pelo aplicativo, você pode também utilizar recursos para conseguir que as pessoas entrem em contato com sua empresa de casamento pelo WhatsApp através da divulgação do seu número.

Para isso, você depende de outras mídias digitais como Facebook, Instagram ou YouTube, com a geração de um link para divulgação. Após a geração do link você pode encurtá-lo e utilizar este novo link para direcionar seu cliente direto para o WhatsApp sem que ele precise digitar seu número de telefone.

Assim você diminui o trabalho do seu cliente e já o coloca no funil de vendas, aumentando a probabilidade de fechar contratos.

Objetivo

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O aplicativo tem que ter um objetivo para sua empresa. Não basta apena tê-lo, é necessário determinar como será a abordagem da empresa, o que poderá ser oferecido ou solucionado, enfim, os objetivos que se pretende alcançar.

Fundamental ter conhecimento do seu negócio e do seu público para saber aplicar as ferramentas oferecidas pelo Whatsapp Business. Sem isso, as oportunidades de ganhar dinheiro vão passar e você nem vai perceber.

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